(Foto: Rubens Salomão / Sagres Online)

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/618615843&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

Aparecida de Goiânia completa 97 anos de idade neste sábado (11) comemorando uma conquista, a independência da saúde da capital, afirma o prefeito Gustavo Mendanha (MDB). Nesta semana a prefeitura antecipou a abertura da ala infantil do Hospital Municipal, este inaugurado no ano passado. São mais 30 leitos e 10 UTIs.

Completam a estrutura de saúde do município as UBS, que são unidades básicas de saúde, as UPAs, as Unidades de Pronto Atendimento, e o hospital. As UBS oferecem o atendimento primário, as UPAs dão o atendimento de urgência e o hospital interna o paciente regulado no próprio município. Mendanha explica que a independência ocorre pelo fato de a Aparecida oferecer o ciclo completo de atendimento. “Nós ainda vamos oferecer um serviço municipal de saúde proporcional ao serviço privado”, disse em entrevista à Sagres 730, nesta sexta-feira (10).

O prefeito observa que o crescimento acelerado de Aparecida, “em ritmo chinês”, possibilitou a prefeitura promover investimentos públicos. A receita municipal cresceu 6% em 2018 e a prefeitura prevê crescimento ainda maior em 2019, de 9%, disse. Além das parcerias com a União, que ajudaram muito o município nas gestões dos ex-prefeito Maguito Vilela (MDB).

Foi essa parceria que permitiu a prefeitura antecipar o atendimento nos 40 leitos, 10 de UTIs, na ala infantil do Hospital Municipal. “É um momento difícil do atendimento à criança e a gente quis contribuir”, disse o prefeito, em referência à crise do Hospital Materno-Infantil de Goiânia.

O prefeito também está mudado. No final do ano passado ele começou a ter sérios problema de saúde, com aumento da pressão arterial e dores lombares em função do excesso de peso. Em dezembro assustou-se ao constatar que pesava 131 kg e decidiu mudar de vida. Iniciou uma dieta alimentar, mudou por completo em seus hábitos, e começou a fazer atividade física. Perdeu 34 quilos em cinco meses e orgulha-se de contar que, com os 97 quilos atuais, sua saúde e sua disposição melhoraram. “Quero ser um exemplo”, disse.