Aparecida de Goiânia tem apresentado um recuo nos dados que mostram o índice de contaminação do novo coronavírus. Segundo o site da prefeitura, após uma reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, realizada na última sexta-feira (16), a possibilidade de voltar para o cenário verde está próxima.

Alessandro Magalhães, secretário municipal de saúde, afirma que “se a população continuar seguindo as regras, nas próximas semanas poderemos voltar para o cenário verde de risco baixo”. Para ele, a testagem rápida e as outras ações que a prefeitura tem feito estão mostrando resultado “percebemos uma queda no número de óbitos e notamos também uma menor pressão sobre a nossa rede de saúde. Isso demonstra que o nosso trabalho, o tratamento dos contaminados, a testagem em massa e o isolamento social têm dado resultado”, disse o secretário.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o termo R que aponta a capacidade de transmissão da doença está em 0,88. Significando que a cada 100 pessoas contaminadas outras 88 podem se contaminar, de acordo como os parâmetros do Imperial College de Londres, há uma desaceleração da propagação do vírus.

Diariamente cerca de 1,5 mil teste da Covid-19 são feitos no município. Chegando a calcular mais de 250 mil testagem nesta última semana. A cidade possui pontos de coleta em Unidade Básica de Saúde (UBS) e drive-thru. E também tem realizado o escalonamento, onde a cidade foi dividida em 10 macrozonas e cada uma revessa os dias da semana em que podem funcionar. Cada perímetro fecha por um dia na semana e aos finais de semana.

*Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia