A população de Aparecida de Goiânia poderá ficar mais tranquila em relação à segurança pública. A cidade vai ganhar a instalação de 50 câmeras de vídeo-monitoramento no combate à criminalidade.
O Coronel Raul Coutinho, Coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, afirma que o projeto discutido, sendo decidido que os locais em que as câmeras serão instaladas vão ser no Setor Garavelo, Buriti Shopping, Praça da Matriz, Cidade Livre, e no início da Avenida Rio Verde.
“O monitoramento será feito nas dependências da prefeitura, por um grupo de trabalho multidisciplinar, onde haverá policiais militares, civis, bombeiros, agentes do meio ambiente, guarda municipal, não sendo apenas da prefeitura, trabalhando 24 horas”, explica.
Segundo ele, dentro do projeto, tem uma pequena parcela de recursos para treinamento da equipe de colaboradores do projeto. Caso seja uma ocorrência da PM, já tem uma equipe disponível para atender a emergência. Da mesma forma será com outras especialidades.
“Estamos calculando que vai sair algo em torno de R$ 1,6 a dois milhões. A resolução das câmeras atende a processos criminais. A previsão é que elas sejam instaladas até maio do ano que vem”, destaca.
O Coronel aponta que em Goiânia, com a instalação das câmeras no Setor Campinas, a redução da criminalidade foi de quase 80%, e espera que haja o mesmo sucesso em Aparecida.