Aparecida de Goiânia começa a vacinar os motoristas do transporte coletivo a partir desta quinta-feira (27/5). O município é o primeiro de Goiás a avançar no Plano Nacional de Imunização (PNI). As regras para se ter acesso à vacina serão divulgadas nesta quarta-feira (25).

Leia também: Aparecida vacina trabalhadores da educação com mais de 18 anos a partir desta quarta (26)

Serão vacinados os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; Metroviários; Ferroviários; Aéreos; Aquaviários; Caminhoneiros; Trabalhadores portuários; Industriais e da limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães informou que os trabalhadores do transporte coletivo serão vacinados in loco, em seus locais de trabalho, e os trabalhadores da limpeza urbana serão imunizados em uma força-tarefa organizada pela Secretaria de Saúde, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Quanto aos trabalhadores industriais, a vacinação ocorrerá exclusivamente por agendamento no aplicativo “Saúde Aparecida”.

Com a inclusão desses trabalhadores, Aparecida disponibiliza vacina para todos os grupos prioritários descritos no PNI. “Gostaríamos de já estar vacinando a população em geral por faixa etária, mas desde o início seguimos rigorosamente o PNI elaborado pelo governo federal, responsável por nos enviar as vacinas. Fazemos nosso planejamento focados na agilidade dos serviços com eficiência e vamos ampliar agora para contemplar, de uma só vez e ao mesmo tempo, todos os grupos prioritários determinados. É uma mobilização para salvar vidas”, afirmou o prefeito da cidade, Gustavo Mendanha.

CRONOGRAMA

26 de maio – Início da vacinação em sistema drive para os trabalhadores da educação acima de 18 anos e por agendamento.

27 de maio – Início da vacinação para todos os grupos previstos no PNI.