(Foto: Reprodução/Sagres TV)

Com 529 casos, o Setor Buriti Sereno é o campeão em notificacoes de dengue. E foi justamente nas 4 etapas do bairro e no Goiânia Park Sul que comecou um mutirão de combate ao mosquito aedes aegypt. Até sexta-feira, devem ser visitados 12 mil imóveis, a nossa equipe acompanhou as agentes de combate à dengue até a casa da cabeleireira Maria Aparecida Santos Campos. Lá estava tudo correto. A cabeleireira diz que sempre tira alguns minutos por semana para cuidar da casa e do lote.

120 agente de saúde participam do mutirão, que depois será levado a outros bairros. Equipes limpam lotes baldios, outras recolhem pneus usados e tem também conscientizacão, com distribuição de material educativo em ruas, comércios e escolas da região. “Queremos a comunidade como aliada. Todos, Prefeitura e moradores, fazendo a sua parte”, diz Iron Pereira, coordenador de Vigilância Ambiental.

Do começo do ano até agora, foram notificados 13.623 casos de dengue em Aparecida. 22% a menos que no mesmo período do ano passado. A doença provocou 3 mortes e outras 6 estão sendo investigadas. O coordenador de vigilância ambiental diz que apesar da queda no número de casos da doenca, e preciso reforçar os cuidados, pois com as primeiras chuvas, os ovos do mosquito podem eclodir. “Um ovo pode ficar 450 dias numa calha ou num canto do lote e bastam algumas chuvas para ele eclodir”, diz Iron Pereira.

Os agentes de saúde pedem atenção especial com cisternas, fossas e caixas d’água, que devem estar completamente vedadas. Uma simples brecha pode ser suficiente para que o mosquito entre e deposite ovos ali. A cabeleireira Maria Aparecida Santos Campos foi orientada e disse que vai providenciar a limpeza das calhas.

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/tD_P9VzOMKU” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}