Agora é 48+. A Prefeitura de Aparecida já está vacinando contra Covid-19 a população com 48 anos de idade ou mais sem comorbidades. A imunização desse grupo começou nesta terça-feira (15) com uma boa dose de emoção e esperança na vida pós-pandemia.
Já nas primeiras horas do dia era grande o fluxo de pessoas recebendo a vacina no drive-thru da Cidade Administrativa. Assim como o drive do Centro de Especialidades, o posto no Solar Central Park atende sem agendamento, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
A servidora pública Maria Josenilda, de 48 anos, conhecida como cantora gari, não conteve a emoção. Moradora do Cidade Vera Cruz 2, ela desabafou depois da vacina.
“Eu sei que, a partir de hoje, algo vai mudar na minha vida. Primeiramente por causa de Deus, e, segundo, graças à vacina. Creio que nenhum de nós, que está aqui para tomar a vacina, vai contrair essa doença chamada Covid”, profetizou Maria Josenilda.
A população convocada para se vacinar pode tomar o imunizante também com hora marcada. Basta agendar pelo site da Prefeitura de Aparecida ou pelo aplicativo Saúde Aparecida. Há cinco opções de locais para receber a vacina através do agendamento.
Ao agendar o horário, é possível escolher receber a vacina nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização. Acesse no site aparecida.go.gov.br.
Para a gari Bernadete Monteiro da Silva, de 48 anos, a imunização alivia a ansiedade que ela sentia para ver esse dia chegar. Bernadete recebeu a 1ª dose hoje no drive da Cidade Administrativa. “Foi uma espera muito difícil; quase todo mundo da minha família já pegou [Covid-19]”, contou a gari, moradora do Bairro Independência.
Adesão da população
A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Aparecida, Renata Cordeiro, vê como satisfatória a adesão da população à vacinação contra Covid. “A adesão, em geral, tem sido muito boa. Isso contribui para que a gente consiga ampliar cada vez mais a imunização.”
Com estoque de 8 mil doses a serem usadas como 1ª dose, a Secretaria de Saúde de Aparecida espera vacinar entre 6 mil e 7 mil pessoas da atual faixa etária convocada para imunização. Esse estoque, dependendo da demanda, pode ser finalizado entre hoje e amanhã.
Renata Cordeiro adianta que, a partir da semana que vem, quem recebeu a 1ª dose da vacina AstraZeneca/FioCruz já estará no momento ideal para receber a dose de reforço. “Mesmo que já tenha passado alguns dias, a pessoa deve sim procurar um dos postos para se vacinar e completar o seu esquema vacinal”, enfatiza a coordenadora de Imunização.
A auxiliar de serviços gerais Joana d’Arc Sena, de 48 anos, vacinada hoje com a 1ª dose, deixou um recado para quem foi convocado, mas ainda não compareceu aos postos de vacinação.
“Se esforcem. Vamos fazer a nossa parte. A bíblia fala que Deus faz a parte Dele e a gente faz a nossa parte. Não dói. É só uma picadinha e é para o bem de todos”, finaliza Joana d’Arc, moradora do Conjunto Planície, bairro da Região Leste de Aparecida.
Segunda dose
A aplicação da 2ª dose também segue normalmente na cidade. Quem já estiver com o prazo adequado para receber o reforço, na data prevista no cartão, deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Além disso, o serviço está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Para receber a segunda dose da vacina não é necessário agendar. Basta apresentar documento de identidade, CPF e cartão de vacinação. Se a dose 2 for da Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.
*Com informações da prefeitura de Aparecida de Goiânia