Foto: Divulgação
O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), colocou em funcionamento nesta semana a máquina de Ressonância Magnética, adquirida pela Prefeitura de Aparecida. O equipamento e seus insumos chegaram no final de setembro na unidade e estavam em fase de montagem para início dos testes e operação definitiva.
O equipamento começa a funcionar para treinamento das equipes de técnicos e poderá realizar até 800 exames por mês. Pesando cerca de cinco toneladas, o magneto, principal parte do equipamento, foi colocado na cabine destinada aos exames e passou por testes qualificadores. A aparelhagem atenderá a demanda não apenas do Hospital, mas de toda a rede municipal, contemplando pacientes da urgência e do ambulatório.
Segundo o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, a maquina é uma conquista para os aparecidenses, que não dependeram de outras cidades para fazer exames. “Nossa máquina é a primeira da rede pública municipal e veio para suprir uma demanda antiga. Nossos pacientes não precisarão mais se deslocar para outras cidades para fazer esses exames. Além disso, o investimento de 2,795 milhões de reais com a aquisição resultará em grande economia para nosso município, que deixará de terceirizar o serviço”, afirmou.