Na epóca que eu fazia cosplay, em meados de 2008 em Goiânia, tinhamos muito mais eventos geek se comparar aos dias de hoje. Entretanto, o cenário geek no Brasil está em plena ascensão, refletindo uma transformação cultural significativa e um mercado em expansão. De acordo com o Relatório Cultura e Arte no Brasil, desenvolvido pelo Opinion Box em parceria com a criadora de conteúdo Mikannn, 40% dos brasileiros se identificam como fãs de cultura pop, com 16% se considerando nerds e 14% geeks. Os interesses mais expressivos incluem filmes (52%), séries (47%) e livros (25%), seguidos por games (22%) e histórias em quadrinhos (20%).
A pesquisa Geek Power 2024 revelou que 57% dos geeks são mulheres, e 55% têm entre 22 e 39 anos. Eventos como a CCXP (Comic Con Experience) e a Brasil Game Show (BGS) demonstram o potencial econômico do setor, movimentando R$ 300 milhões e R$ 200 milhões por edição. Ou seja, é nitído o cenário crescente, mas em algumas regiões ficam aquela questão: e os eventos? Apesar que em Goiânia temos o gigante Go game Festival, mas acontece uma vez ao ano. A comunidade pede por mais eventos e mais espaços culturais destinados ao universo geek. Pois afirmo com todas as letras, nós temos público aqui na terra do pequi!
Goiás: Potencial para expansão do universo geek
Em Goiás, especialmente em Goiânia, o cenário geek ainda é emergente. A cidade realiza poucos eventos de grande porte, o que indica uma oportunidade para iniciativas que promovam a cultura geek de forma local. A criação da Organização Nerd Goiás surge como uma resposta a essa demanda, visando fomentar eventos e atividades que atendam ao público geek da região. Com base no crescimento nacional do setor, há um potencial significativo para o desenvolvimento de convenções, feiras e encontros temáticos em Goiânia e região.
O crescimento do interesse por cultura geek no Brasil, aliado à diversidade do público e ao impacto econômico dos eventos, aponta para um cenário promissor. Em Goiás, iniciativas como a Organização Nerd Goiás têm a oportunidade de preencher uma lacuna no mercado, promovendo eventos que atendam à demanda local e contribuam para o fortalecimento da cultura geek na região.
Investir em eventos inclusivos, que valorizem a diversidade e representatividade, pode atrair um público amplo e engajado, consolidando Goiás como um polo emergente no universo geek brasileiro.
Confira a entrevista completa com a idealizadora do projeto Valquíria Vital e com o produtor King Arthur Lenox:
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico.