Goiás recebeu na manhã desta quinta-feira (8/4) mais 136.350 doses de vacina contra a Covid-19. Dessa nova remessa, 76 mil são da AstraZeneca. É a primeira vez que chega um lote maior do imunizante desenvolvido em parceria com a universidade de Oxford. Parte da remessa será destinada à primeira dose.

Das 136.350 doses, 59,6 mil são da CoronaVac e 76.750 do consórcio AstraZeneca. Conforme documento do Ministério da Saúde, 49.256 imunizantes serão destinados para aplicação da primeira dose e 87.094 para a segunda. De Goiânia os imunizantes seguem ainda hoje para as 18 Regionais de Saúde, que farão a distribuição para os municípios.

Está incluído nesta parcela de imunizantes a reserva de 5% para as forças de segurança. 30% será para imunizar profissionais de saúde. A meta é atingir, de forma gradativa, 100% de cobertura vacinal ao grupo prioritário que atua na linha de frente para enfrentamento ao coronavírus.

Desde o início da campanha de vacinação, dos 206 mil profissionais de saúde que atuam na linha de frente, 58% foram imunizados em Goiás. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, para ser vacinado, é necessário estar em pleno exercício de suas atividades. “São para profissionais da ativa, não são para aposentados ou àqueles que estão afastados”, alertou o secretário.

MAIS VACINA

O Instituto Butantan anunciou que está com o envase da Coronavac paralisado enquanto espera por mais IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), a matéria-prima da vacina contra a Covid. O envase já havia sido paralisado em outros momentos à espera do IFA.

O governador citou que tem cobrado a agilidade de liberação de outros imunizantes, entre eles a Sputnik V. “O insumo não foi remetido pela China e como tal, o instituto Butantan não pode garantir um calendário de quando eles continuarão produzindo. Eles têm capacidade para produzir 10 milhões de doses com os insumos que ainda restam. A AstraZeneca ainda tem estoque de insumos. Nós governadores tivemos uma reunião com a Anvisa para que analise de forma rápida as outras vacinas que já estão sendo aplicadas em outros países. As contra indicações já estão levantadas. Não podemos esperar, precisamos buscar outras alternativas”, disse.

A vacina é uma das negociadas pelo Ministério da Saúde e já está incluída no cronograma com previsão de entrega já para o mês atual. O governo federal comprou 10 milhões de doses, e espera 400 mil até o final de abril, 2 milhões no fim de maio e 7,6 milhões em junho.

Vacinação
Segundo levantamento oficial realizado pela SES-GO, o Estado de Goiás já recebeu 1.370.130 imunizantes contra Covid-19, sendo 1.110.680 da CoronaVac e 259.450 da AstraZeneca. Desse total, boletim divulgado pela SES-GO na quarta-feira (07/04), aponta a aplicação de 706.233 vacinas, sendo 140.557 delas, como segunda dose.