(Foto: Rubens Salomão / Sagres Online)

Seguidores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), realizaram na noite desta quarta-feira (15), a primeira reunião em Goiás de organização para criação do partido Aliança Pelo Brasil. Cerca de 250 pessoas estiveram na sede do Serviço Social Patronal de Goiás (SESP), no Setor Sul, em Goiânia, onde foram apresentadas orientações sobre o processo de criação da nova legenda proposta pelo presidente depois do racha com o PSL, partido pelo qual foi eleito.

Ao todo, são necessárias 492 mil assinaturas de eleitores em pelo menos nove estados do país para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheça a criação da sigla. Os bolsonaristas, no entanto, adotam algumas estratégias para agilizar o processo de conferência realizado pela Justiça Eleitoral e conseguir a oficialização dentro do prazo para a disputa das eleições municipais de outubro. Para isso, o Aliança Pelo Brasil deve estar criado até o dia 4 de abril, com todos os possíveis candidatos a prefeito e vereador filiados.

A principal estratégia, conforme adianta o líder do governo na Câmara federal, deputado Vitor Hugo, é que os apoiadores assinem uma ficha disponibilizada e por conta própria reconheçam firma em algum cartório de notas – ao custo de R$ 6,00 – e depois enviem o documento à liderança regional do futuro partido por meio dos correios em serviço, segundo orientado, que custa R$ 2,10.

“Dessa maneira nós temos alguma chance de o TSE apenas apertar um botão para confirmar a autenticidade de cada assinatura e confirmar a criação do partido de forma mais rápida”, espera Vitor Hugo.

Meta

A direção nacional do Aliança Pelo Brasil definiu meta de pouco mais de 3 mil assinaturas para Goiás, mas já foram retiradas 6,5 mil fichas. Novos eventos de mobilização serão realizados no estado. Nesta quinta-feira (16), reunião semelhante ocorrerá em Anápolis e uma carreata sera realizada em Goiânia no sábado (18), com concentração no estacionamento do Estádio Serra Dourada.

Para quem se interessa em efetivar apoio ao novo partido Aliança Pelo Brasil, o contato disponibilizado é o do responsável pela logística das fichas de apoiamento em Goiás, Marcelo Freitas (62 99367 0404).