Principal articulador da base do governador Ronaldo Caiado (UB) no entorno do Distrito Federal, o deputado federal Célio Silveira (MDB) analisa o cenário para disputa da eleição municipal em Goiânia no próximo ano e aponta ser improvável o apoio do Palácio das Esmeraldas à busca pela reeleição de Rogério Cruz (Republicanos). O próprio prefeito revelou que contaria com o respaldo governista, em entrevista exclusiva à Sagres ainda no fim de 2022.
“Sim, com certeza. Desde o momento que eu decidi apoiá-lo e nem fui eu quem disse. Ele foi o primeiro a falar que, pelo momento que ele estava passando e se eu estivesse ali apoiando ele, ele já estava garantindo, caso eu venha em 2024, o desejo de apoiar e está pronto para apoiar. E isso é muito importante para nós que estamos começando na política”, afirmou o prefeito que apoiou a reeleição de Caiado e agora espera reciprocidade.
Para Célio Silveira, no entanto, a perspectiva real no governo para a próxima eleição é outra. “É muito difícil (apoiar Rogério Cruz). O União Brasil, junto com o MDB, vão ter candidato em Goiânia. No comando do partido e junto ao nosso presidente, Daniel Vilela, a ideia é de ter candidato a prefeito aqui, porque nós temos bons nomes, de renovação, e que podem dar a Goiânia um novo rumo. Nós estamos vendo Goiânia com algumas dificuldades”, avalia o parlamentar.

Troca
O prefeito Rogério Cruz empossa hoje o novo procurador-geral de Goiânia, Marcos Aurélio Egídio, e o secretário-executivo da Procuradoria-geral do município (PGM), José Carlos Ribeiro. Cerimônia marcada para às 11h, no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro.
Perfil
Marcos Egídio substitui Tatiana Accioly Fayad à frente da PGM. Ele é advogado integrante da Comissão de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), empresário e um dos diretores do Atlético Goianiense, além de presidente da Confederação Brasileira de Futevôlei.
Parceria militar
Depois de encontro com o comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva, Ronaldo Caiado confirmou que Goiás deve realizar junto com a corporação a duplicação e restauração da GO-213, entre Morrinhos e Caldas Novas. “Esperamos iniciar ainda esse ano essa obra que será um marco importante, sendo que nós sabemos o fluxo que é do turismo em Caldas Novas, a Pousada (Rio Quente) e toda aquela região”, afirmou.
Projeto
Caiado entregou o projeto da obra, acompanhado do futuro secretário de Infraestrutura, Pedro Sales, e do presidente da Goinfra, Lucas Vissotto. A intenção é realizar a recuperação de 57 quilômetros da GO-213. “O general disse que terá todo interesse em transformar isso em realidade. Saio convencido de que teremos nesse ano de 2023 o primeiro convênio assinado com o Exército Brasileiro”, destacou o governador.
Feminicídio
O novo delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Goiás, André Ganga, citou como principal objetivo reduzir os índices de feminicídio e de violência contra mulher em Goiás. Segundo ele, é inadmissível haver tantos casos e por isso, diz que vai buscar uma “redução drástica dos números”.
Como?
“Nós vamos aumentar a operacionalidade da Polícia Civil. Trazer uma maior operacionalidade das delegacias especializadas. Buscar e é inadmissível na data de hoje existir tantos crimes violentos contra as mulheres. Vamos tentar uma redução drástica desses números. Vamos tentar em outras frentes reduzir ainda mais o número da criminalidade”, destacou o delegado ao assumir o cargo.
Estrutura especializada
Para que isso seja possível, Ganga explicou que pretende ampliar a Delegacia da Mulher de Goiânia. “Nossa ideia é ampliar seus tentáculos, transformá-la em uma delegacia municipal em estadual e padronizar procedimentos. Com isso, daremos um reforço para evitar crimes violentos contra mulheres”, explicou.
Efetivo
O delegado-geral ainda valoriza o chamamento de cerca de 900 policiais aprovados em concurso público e aponta que o reforço deve contribuir para executar as medidas.