Após reunião emergencial em Janeiro, o comitê especial instaurado pelo Ministério do Esporte e formado por representantes do Atlético Paranaense, do estado do Paraná e da cidade de Curitiba conseguiu desenvolver um plano de recuperação abrangente que incluiu a solução dos desafios financeiros que vinham sendo enfrentados. Com base nas garantias financeiras agora oferecidas pelas autoridades locais e pelo Atlético Paranaense para as obras do estádio, incluindo as estruturas complementares, e na última avaliação de peritos do Comitê Organizador Local (COL), FIFA e governo federal, Curitiba foi reconfirmada como uma das sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014.
“É fundamental que as obras sejam mantidas nos níveis exigidos e que seja dada continuidade ao esforço conjunto de todas as partes envolvidas em Curitiba”, destacou o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke. “Trata-se de uma corrida contra um prazo bastante curto e que exigirá monitoramento constante, mas estamos contando com o compromisso firmado pelo Atlético Paranaense, pela cidade de Curitiba e pelo estado do Paraná.”
Com isso, as obras na Arena da Baixada serão intensificadas e contarão com um mínimo de 1.500 operários, tudo para que a conclusão possa ser dada como certa em meados de maio.
“Estamos muito satisfeitos que o plano de três medidas acordado entre as partes esteja funcionando e que todos os envolvidos em Curitiba estejam trabalhando juntos num só ritmo e no rumo certo”, declarou Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte e coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo (GECOPA). “É excelente ver o progresso significativo que foi feito desde a nossa última visita. Esta é uma cidade que vive e respira o futebol”, acrescentou.
“Ainda há muito a ser feito, mas sempre estivemos confiantes de que Curitiba estaria pronta”, apontou Ricardo Trade, CEO do COL. “As medidas necessárias para que o estádio seja concluído em tempo para os testes foram implementadas, mas o monitoramento de perto é essencial já que não temos tempo a perder. Logo chegará o momento de pensar adiante, planejar os eventos-teste e finalizar os detalhes operacionais para a competição”, concluiu.
Curitiba confirmou ainda que a licitação para as estruturas complementares foi lançada nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro de 2014, o que é outro marco importante para a realização de uma Copa do Mundo da FIFA bem sucedida na cidade.
Quatro jogos da primeira fase
A Arena da Baixada receberá quatro jogos da Copa do Mundo, todos válidos pela primeira fase. Os torcedores terão no dia 16 de junho (segunda-feira), às 16h, a primeira partida no local, entre Irã x Nigéria. O jogo é válido pelo Grupo F do torneio, que também reúne Argentina e Bósnia-Herzegovina. A capital paranaense encerra a participação no Mundial com o confronto entre Argélia x Rússia, no dia 26 de junho (quinta-feira), às 17h, válido pelo Grupo H.
(Portal da Copa)