Já começou a festa do Divino Pai Eterno. São esperados cerca de 5 milhões de fiéis durante os 10 dias de evento, e uma turma de ciclistas se prepara para neste sábado (25) irem rumo a Trindade. É o Pedal da Fé, que está na 9ª edição. O evento é originário de Senador Canedo e um dos organizadores, Luciano Julio, idealizou o projeto em 2012. Segundo ele, no primeiro ano, apenas seis ciclistas participaram, mas a medida que as pessoas tomaram conhecimento, o número só foi aumentando. Em 2022, chegou a 175 participantes.

“Tem pessoal já perguntando se estão abertas as inscrições do ano que vem, porque quem vai no evento uma vez não quer ficar de fora, então só foi aumentando. Na última edição, em 2019, foram 100 ciclistas e em 2020 e 2021 nós não fizemos respeitando a pandemia, não aconteceu. Então, os 100 de 2019 estão todos inscritos novamente e os novatos também querem participar”

“Este ano as inscrições abriram no dia 1º de fevereiro e quando foi dia 10 de abril nós encerramos as inscrições”. Luciano afirmou que o número máximo de ciclistas para este ano era de 150, mas permitiram 25 a mais por conta da estrutura que comporta a todos e oferece o suporte necessário.

O Pedal da Fé tem o apoio das Prefeituras de Senador Canedo, Trindade e Hidrolândia e este ano entrou para a Lei de Incentivo ao Esporte, com o fomento do Governo Federal. Dessa forma, o projeto conseguiu arrecadar fundos para que acontecesse neste ano.

Além de Senador Canedo, participantes de outras localidades estarão presentes no Pedal da Fé como Brasília, Rio Verde, Caldazinha, Anápolis, Bela Vista e Goiânia. A turma vai passar pelo mesmo trajeto dos carros de boi, totalizando entre 110 e 120 km. A programação seguirá todo um planejamento com previsão de 10 horas de percurso, iniciando às 5h da manhã.

“A partir das 4h da manhã vamos servir o café, fazer a oração com um padre aqui da cidade e 5h em ponto estamos partindo para Trindade. Essa dinâmica nós usamos nas últimas edições e vem dando certo e vamos mantendo. Não tem almoço porque pesa muito no estomâgo do ciclista, a pedalada não rende, mas lanche é à vontade. Planejamos quatro refeições durante esse percurso”, ressaltou Luciano.

O organizador detalhou, também, o trajeto a ser percorrido para chegar até a Capital da Fé, saindo de Senador Canedo. Após isso, vão passar por Aparecida de Goiânia, em seguida tem Hidrolândia – distrito de Nova Fátima – além de Abadiânia, Abadia de Goiás e finalmente chegando ao destino final: Trindade. “Nós fazemos os caminhos dos carros de boi, então possivelmente vamos encontrar com eles neste percurso”.

Pedal da Fé (Arquivo Pessoal)

Outro ponto de preocupação para a organização do Pedal da Fé é a segurança de todos os participantes, até o momento nas edições, nada de mais grave aconteceu, e neste ano, o evento terá o apoio do Corpo de Bombeiros, inclusive com o helicóptero caso precise.

“O Samu também disponibilizou uma ambulância, duas viaturas da SMT e dois agentes de moto também foram disponibilizados, fora os carros de apoio. Nós temos uma equipe de fisioterapia que vão acompanhar, vão dar o suporte caso tenham câimbras. Toda parte de segurança estamos preocupados, mas claro que a gente não quer utilizar”, salientou.

Além do propósito esportivo e da religioso, o Pedal da Fé tem como objetivo deixar um legado social para as pessoas que participam do projeto e para os municípios. Sendo assim, em todas as edições fazem campanha de doações de alimentos para a Vila São Cottolengo. Em 2019 foram doados duas toneladas e meia e este ano já está perto desta quantidade. “Quando a gente faz um bem, ele é melhor para quem faz do que para quem recebe”, concluiu Luciano.