Professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana, realizaram nesta quarta-feira (8) uma manifestação em frente à prefeitura da cidade. De acordo com o movimento, entre as reivindicações está o pagamento imediato dos vencimentos dos docentes.
O secretário de Administração da prefeitura de Aparecida, Jório Rios, veio pessoalmente até o local do protesto em frente ao Paço. Ele afirma que o dinheiro já está disponível e explicou o motivo pelo qual os salários ainda não foram pagos aos professores.
“O prefeito não pode dar esse aumento porque ultrapassaria o limite da lei de responsabilidade fiscal. Então estamos aguardando uma nova decisão judicial para que autorize a fazer esse pagamento com aumento. Estou com ela pronta. Se falar paga do jeito que está’, eu pago.Se falar ‘aguarde’, nós estamos aguardando”, relata.
Solange Amorim, que é do comando de luta pela Educação em Aparecida de Goiânia contesta a informação do secretário, e afirma que o prefeito Maguito Vilela (PMDB) entrou com pedido liminar para não realizar o pagamento aos professores.
“Se fosse a intenção do prefeito nos pagar, ele não teria entrado na Justiça com a liminar. O Sintego, que diz representar a nossa categoria, mas a gente sabe que tem sempre negociatas às escondidas com o prefeito, entrou com uma liminar para que o piso fosse pago porque desde janeiro nós deveríamos estar recebendo”, pondera.
O secretário Jório Rios, entretanto, afirma que o pagamento aos professores deverá ser realizada nesta quinta-feira (8). “Eu conversei com o prefeito e ele, de imediato, mandou que eu pagasse. Então a folha já veio para a Secretaria da Fazenda que já está repassando ao banco e com certeza amanhã eles já estarão com o dinheiro na conta”, afirma.
Com informações do repórter Jerônimo Junio