O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realiza neste domingo (7) novas eleições em três municípios goianos. Nazário, São Domingos e Flores de Goiás voltam às urnas oito meses depois da última disputa eleitoral. O diretor geral do TRE em Goiás, Saulo Ricardo de Oliveira, explicou como o Tribunal tem agido diante de uma nova eleição.

“Todos os trâmites que a gente possui rotineiramente nas eleições ordinárias, a gente aplica a esses municípios também. Abre o registro de candidatura, tem todo o procedimento das eleições. Já entramos em contato com todas as zonas eleitorais, a eleição se iniciou no horário previsto, está tudo correndo dentro da normalidade, não houve nenhuma ocorrência de falha em urna eletrônica ou qualquer outro problema”, declara.

São 7.162 eleitores em Nazário, em Flores de Goiás são 6.645, e em São Domingos 7.593 pessoas devem votar. De acordo com o TRE, o custo para essa nova eleição é de R$ 100 mil. Sob o risco de acontecer eventuais manifestações no dia da eleição nos três municípios, o diretor geral do TRE afirmou que o tribunal já se preparou caso aconteça algum protesto nas ruas.

“Desde que se iniciaram as manifestações, nós procuramos sabe como estava a situação nesses municípios, e todos os juízes eleitorais nos passaram que a situação é de tranquilidade, que não tinham ânimos acirrados, a população está tranquila. Mesmo se houver alguma manifestação, a Polícia Militar está dando apoio para o TRE nos municípios, além da Polícia Federal, que mandou alguns efetivos, para em qualquer eventualidade poder atuar”, explica.

Goiatuba

Além de Nazário, São Domingos e Flores de Goiás, Goiatuba pode ser o próximo município goiano a realizar uma nova eleição esse ano, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue necessário, como informa o diretor Saulo de Oliveira.

“Existe uma nova previsão de outra eleição suplementar no município de Goiatuba. O prefeito também foi cassado por abuso de poder econômico. Pode ser que haja um recurso no TSE que possa suspender a eleição, mas se não houver, a gente já vai começar os preparativos para iniciar uma eleição esse ano ainda, tendo que acontecer no primeiro domingo de algum mês, e provavelmente seria no início de setembro”, revela.

Em 2012, Fábio Gabriel de Amorim (PR) foi eleito prefeito de Nazário, mas teve o mandato cassado por compra de votos. Em São Domingos, o prefeito Oldemar de Almeida (PMDB), e o vice Domingos Jacinto (PT), também foram cassados por compra de votos e abuso de poder. Já em Flores de Goiás, Valmim Soares (PMDB) foi o candidato mais votado no município, mas foi barrado pelo TRE com base na lei da ficha limpa.