Foto: Reuters/Paulo Whitaker
A BRF, empresa de produção de proteína animal, dona de marcas como Sadia e Perdigão, anunciou que dobrará a produção de frango em unidades que foram atingidas pela crise no setor após deflagração da Operação Carne Fraca em 2017. À época foram investigadas supostas irregularidades na obtenção de certificados de qualidade.
Com as denúncias, compradores europeus suspenderam a compra de aves brasileiras e isso afetou unidades da BRF, algumas delas em Goiás, como em Rio Verde, Buriti Alegre e Mineiros.
O diretor presidente da BRF, Lourival Luz, após reunião com o governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira (21), em Goiânia, destacou que serão intensificadas ações nas três localidades. Em Mineiros, desde março foi retomada a produção de chester, mas por se tratar de um produto cíclico, consumido apenas na época do Natal, será dobrada a produção de frango.
Hoje, por dia, são abatidas 120 mil aves e a expectativa é subir dobrar esse número, ou até mesmo 260 mil aves por dia. Em Buriti Alegre será reforçada a linha de exportação, com atenção para os países árabes. Em Rio Verde será ampliada a fábrica de rações para aves. O diretor presidente da BRF, Lourival Luz, destaca o que será feito para que os objetivos sejam alcançados.
“Esse processo deve ser concluído até julho do ano que vem, que é exatamente respeitar o tempo e a maturação da cadeia, e aí durante esse período, vamos estar trabalhando com as secretarias para ter uma ação coordenada. O que falamos aqui é o objetivo de trabalhar a quatro mãos. O objetivo da BRF é o mesmo do Estado, de crescimento, de fomentar esse aumento de volume, até de exportação”, afirma.
A planta de Mineiros ficou fechada por um ano e meio, mas as ações foram retomadas no início do ano. Aves estavam sendo levadas para serem abatidas na unidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, gerando prejuízo para a cadeia produtiva de diversas regiões goianas. O governador Ronaldo Caiado, avalia os benefícios do anúncio feito pela BRF.
“Esse é um processo que está nítido e claro o avanço de investimentos que a BRF fará no nosso estado de Goiás”, vislumbra.
O investimento anunciado pela empresa deve chegar até R$ 89 milhões, até julho do ano que vem e a expectativa é de gerar cerca de 1 mil empregos diretos.
A BRF Alimentos anunciou nesta quarta-feira (21) que retomará as atividades em Mineiros e investimentos de R$ 89 milhões em Goiás. Serão intensificadas ações nos municípios de Mineiros, Buriti Alegre e Rio Verde. A expectativa é de gerar de pelo menos 600 empregos, com possibilidade de ampliação para mil postos de trabalho, até a metade do ano que vem.
Entrevista
O subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios, Adonidio Neto, disse em entrevista à Sagres 730 que desde a transição do governo há negociação para retomada dos investimentos. “Quando fomos negociar a redução de incentivos e benefícios fiscais, houve uma ressalva para o setor de aves e suínos, que não foram afetados e a partir de então, houve uma série de reuniões com o setor para retornar os investimentos e retornar principalmente a Planta de Mineiros, que teve um impacto muito grande na cidade” ressaltou.
Segundo o subsecretário, o governador Ronaldo Caiado e o secretário Wilder Morais participaram das negociações para viabilizar a retomada da Planta de Mineiros e novos investimentos em Rio Verde e Buriti Alegre. Ouça a entrevista na íntegra:
{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/669430781&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}
*Matéria atualizada às 10h53 com acréscimo de informação