Robson Porto comemora título da Série B de 2016 pelo Atlético (Foto: Atlético CG)
Por duas décadas, Robson Porto ganhou muitos admiradores pelos trabalhos realizados no Goiás e no Atlético. Entre os principais nomes estão Fernandão, Araújo, Josué, Aloísio, Alex Dias e, mais recentemente, Arthur. Por conta do trabalho com o último, Robson recebeu proposta para trabalhar no Barcelona e está de malas prontas para integrar a comissão médica de um dos clubes mais badalados do mundo.
O primeiro goiano a se transferir para o Barcelona foi Arthur. Em dezembro, o volante sofreu uma entorse no tornozelo em dezembro e teve dificuldades na recuperação. Diante do quadro, o então jogador do Grêmio e já negociado com o clube espanhol, decidiu procurar Robson Porto para se tratar, com consenso da diretoria catalã, situação que fez o fisioterapeuta goiano ganhar o respeito e a admiração dos europeus.
“Assim que eu saí do Atlético, eu comecei a trabalhar com alguns jogadores que o Barcelona contratava do Brasil. Quando o Arthur se lesionou, eu fiz o tratamento dele, do tornozelo de de uma pubalgia. Tudo isso foi acompanhado pelos médicos do Barcelona, com o médico Roberto Fernandes, do clube”, disse Robson Porto.
No novo clube, Robson Porto vai tentar levar o modelo que implantou com sucesso no Atlético.
“Desde 2009, o Atlético é o time com menor número de lesões. Eu sempre gostei de inovar. Quando ninguém falava em prevenção, eu já trabalhava assim. Isso era raridade em 2009, mas agora todos fazem”, explicou.
A mudança de Robson Porto para Barcelona está marcada para o dia 5 de setembro. Na nova cidade, vai poder trabalhar diariamente com Lionel Messi, Luis Suárez, Arthur, Vidal e companhia. Mas, mesmo com todas as estrelas e o sonho de trabalhar em um grande clube europeu, ele ainda tem o projeto de retornar.
“Um dia eu vou voltar. Todo mundo está dizendo que eu não volto, mas um dia eu vou voltar e fazer uma senhora clínica, um trabalho de excelência, algo que eu sempre quis fazer”, finalizou.