O Serra Dourada será palco de um clássico na tarde deste sábado, dia 3 de setembro de 2016. A partir das 16h, Vila Nova e Atlético medirão forças no principal estádio do Estado, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Os dois jogos (vitórias de Luverdense e Brasil-RS) que abriram a rodada (realizados na sexta-feira) fizeram Vila e Atlético perderam uma posição cada. O clube colorado ocupa a 11ª posição, com 29 pontos, enquanto o time rubro-negro é o terceiro colocado, com 38 pontos.

No primeiro turno, o Dragão levou a melhor e venceu, de virada e no finalzinho, por 2 x 1. Fabinho deixou o Tigrão na frente, mas Júnior Viçosa empatou ainda no primeiro tempo e, aos 46 minutos da etapa final, Pedro Bambu aproveitou contra-ataque e definiu a vitória atleticana.

Lado colorado

O Tigrão vem empolgado após conseguir uma vitória surpreendente no Rio de Janeiro. Em São Januário, a equipe colorada bateu o líder por 2 x 1, resultado que fez o time aumentar a distância para a zona de rebaixamento. Um novo triunfo diante de um clube que está no G-4 pode ser fundamental para mostrar a força do Vila para uma possível arrancada no segundo turno.

Porém, nem tudo são boas notícias pelos lados do OBA. O técnico Guilherme Alves não poderá contar com o lateral-esquerdo Christiano, que ainda não foi regularizado, e com o meia Jean Carlos, que se transferiu para o São Paulo. Com isso, Roger seguirá improvisado na esquerda e Fernando Neto volta a ganhar a condição de armador titular.

O zagueiro Guilherme Teixeira acredita que o rival tem o favoritismo no clássico deste sábado. Além disso, admitiu uma preocupação especial com o atacante Júnior Viçosa, “carrasco” do Vila em duelos anteriores.

“Para esse jogo contra o Atlético, sabemos que eles são favoritos e têm um ataque bom, então treinamos muito para não tomar gol. Nunca joguei contra o Viçosa, mas já nos passaram os dados dele e sabemos que é um excelente jogador, então será bem marcado. O Guilherme falou para termos bastante concentração, principalmente na marcação, porque nosso ataque vem fazendo bastante gols”.

Lado rubro-negro

Sem perder há cinco rodadas, o Atlético vem de um empate em 2 x 2 contra o Ceará, no Serra Dourada, na última segunda-feira. Em caso de triunfo, a equipe rubro-negra pode igualar o número de pontos do líder Vasco, ficando atrás no número de vitórias. Por outro lado, um revés no clássico pode tirar o time do grupo dos quatro melhores.

Para a partida, o treinador Marcelo Cabo terá dois desfalques por suspensão: o volante Michel, pelo terceiro cartão amarelo, e o atacante Alison, expulso na segunda-feira. Dessa forma, William Schuster e Júnior Viçosa retornam à equipe titular. Outras duas novidades estarão no banco de reservas: o lateral-direito Jonathan, contratado junto ao Água Santa-SP, e o atacante Edson Júnior, ex-Goiás.

O comandante rubro-negro não escondeu a ansiedade pelo clássico e falou das peculiaridades da semana que antecede o duelo entre rivais.

“Eu acho super legal a semana de um clássico. É uma semana com atmosfera diferente. Mobiliza todo mundo. Todo mundo no futebol sonha com o momento de jogar um dérbi. Falei para os meus jogadores que é um momento único. É um jogo que tem uma notoriedade diferente dos outros. Todo mundo quer participar. Para mim, não é diferente”.

Retrospecto

Clique aqui para saber mais detalhes da história do confronto

O clássico entre Vila Nova e Atlético já foi disputado em 217 oportunidades e a vantagem é rubro-negra. O Dragão ganhou 78 jogos, tendo marcado 324 gols, enquanto o Tigrão ganhou 72 confrontos, tendo marcado 272 gols. Em 67 oportunidades, os duelos entre rubro-negros e colorados terminaram empatados.

O Dragão venceu sete dos últimos 10 jogos, enquanto o Tigre levou a melhor em apenas duas oportunidades. O último empate foi o 2 x 2 em jogo válido pela 12ª rodada do Goianão 2012.

FICHA TÉCNICA

Vila Nova x Atlético

Local: Estádio Serra Dourada
Data: 03 de setembro de 2016
Horário: 16h
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC)

VILA NOVA: Saulo; Magno Silva, Guilherme Teixeira, Vinícius Simon e Roger; Reginaldo, Victor Bolt, Fagner e Fernando Neto; Patrick Leonardo e Moisés.
Técnico: Guilherme Alves

ATLÉTICO: Kléver; Matheus Ribeiro, Marllon, Lino e Romário; Pedro Bambu, William Schuster, Jorginho, Magno Cruz e Gilsinho; Júnior Viçosa.
Técnico: Marcelo Cabo