Na noite desta terça-feira (21), o governo estadual anuncia a ampliação do programa Aprendiz do Futuro com uma novidade: o módulo de reforço escolar das disciplinas de Português, Matemática e Redação na plataforma de capacitação dos jovens, fruto de uma parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), Instituto Carlos André e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Leia mais: Jovens relatam experiências positivas no mercado de trabalho como Aprendizes do Futuro

”Isso é muito importante porque muitos desses meninos e meninas ficaram durante a pandemia com algum déficit nessas matérias e elas serão repostas agora com o programa”, esclarece o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Matos.

Desde agosto do ano passado, quando foi lançado, o programa Aprendiz do Futuro já inseriu no mercado de trabalho em Goiás cerca de 5 mil jovens. ”O programa tem sido um sucesso, começou em agosto do ano passado e, em menos de um ano, já temos 5 mil jovens, meninos e meninas entre 14 e 15 anos, contratados e lotados em 246 municípios do nosso Estado. Jovens que estão passando por um processo de capacitação e de aprendizagem com acompanhamento de servidores estaduais e municipais”, afirma.

A diretora Nacional da Demà Jovem By Renapsi, Rayane Monteiro (Foto: Facebook/Ronaldo Caiado)

A diretora Nacional da Demà Jovem By Renapsi, Rayane Monteiro, destacou o trabalho realizado pela instituição junto aos jovens aprendizes no reforço escolar durante a capacitação. ”Focamos nesse reforço e os jovens vão participar dessas aulas durante o curso. A cada encontro o jovem recebe uma pílula em Português ou Matemática. Com isso, nós vamos melhorar o Português, a força de comunicar, de calcular desses jovens. Nós sabemos que existe um déficit nessas duas aulas, então a ideia é poder complementar a educação nessas duas áreas”, argumenta.

O governador Ronaldo Caiado também esteve na solenidade, realizada no Teatro Goiânia, e enfatizou a importância das aulas de reforço escolar. ”Eu acredito na educação. Eu tenho certeza absoluta que nós vamos mudar o Estado de Goiás. Nós temos hoje um investimento maciço na educação. Sou exigente, olho as notas de vocês, olho as escolas, a grade curricular, e agora que temos essa oportunidade de ter o Instituto Carlos André para dar aulas de reforço”, afirma. ”Se vocês tiverem uma boa educação e acreditarem nela, pegar para valer, não com moleza, essa oportunidade vocês não podem deixar passar”, complementa.

O governador Ronaldo Caiado na chegada à solenidade do Aprendiz do Futuro (Foto: Júnior Kamenach/Sagres Online)

Segundo o professor Carlos André, são cerca de 500 aulas gravadas e que serão disponibilizadas aos jovens durante os cursos de capacitação. ”O ser humano é acima de tudo comunicação. Escrever bem, comunicar-se bem, falar bem, ter lógica, saber fazer cálculos é o que nos faz mais seres humanos. Essas aulas que eu mesmo gravei, todas as aulas – foram mais de 500 aulas – foi pensando em cada um de vocês”, afirma.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, com a ampliação, o número de jovens atendidos passará de 5 mil para 6.250, e as contratações devem começar já no mês de julho. Segundo Wellington Matos, em um primeiro momento será utilizado o cadastro de reserva dos inscritos em 2021, e novas inscrições em municípios que já não possuem mais esse contingente.

Intercâmbio internacional

Outro destaque do programa é a oportunidade de um intercâmbio internacional. São 12 vagas para Barcelona, na Espanha, e a viagem será realizada em novembro deste ano. ”É um sonho, ainda mais esses meninos e meninas que estão na vulnerabilidade e que veem essa oportunidade de viajar para outro país como um prêmio dentro de seu programa de capacitação. Provavelmente esse número de dez vagas deva crescer um pouco agora, acredito que mais duas vagas surgirão”, revela.