Nesta terça-feira (27), o Goiás Esporte Clube apresentou um novo reforço para a sua equipe disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. Se trata de Alan Ruschel, contratação já anunciada na semana passada e que chega por empréstimo da Chapecoense até o final da temporada. Lateral-esquerdo de origem, o gaúcho disputará posição no meio-campo por indicação de Ney Franco.

Inclusive, um fato que chamou atenção na apresentação é que o treinador esmeraldino abriu a coletiva. Versátil, pode atuar na lateral e no meio-campo, e Ney Franco destacou que “estava procurando um jogador com esse perfil e, coincidentemente, em duas semanas de treino conseguimos no elenco, que é o Hermes. Mas mantive essa procura, porque temos um campeonato muito longo pela frente”.

Alan Ruschel trabalhou recentemente com o treinador no primeiro semestre do ano, que segundo Ney Franco “mostrou nesse pouco tempo que passei na Chapecoense, além da parte técnica, que é um jogador muito maduro emocionalmente e está no seu pleno momento físico. Um jogador que recentemente fez 30 anos, está muito bem fisicamente e tenho certeza que vem aqui para enriquecer e dar opção”.

Já o atleta, que disputou 17 partidas no ano, seis na Série A, agradeceu pela oportunidade e afirmou que está “muito feliz em vestir uma camisa de um grande clube brasileiro. Foi uma escolha difícil, por toda a história que eu tenho na Chapecoense, mas precisava me desafiar, sair um pouco de lá e fazer história em outro lugar, e vim para cá para isso. Acho que estou pronto para isso, tenho a confiança de todo mundo e espero que possa corresponder à altura”.

Contratado a princípio para jogar mais avançado, Alan revela que já conversou com seu treinador sobre a questão tática e que “no tempo que o Ney esteve na Chapecoense, ele me usou no meio-campo, tanto do lado direito quanto do lado esquerdo. Pude ajudar ele em algumas funções e posso, claro, atuar na lateral esquerda. Vim para ajudar onde o Ney precisar”.

Ney Franco e Alan Ruschel (Foto: Rosiron Rodrigues)

Homem de Confiança

Apresentado pelo próprio Ney Franco juntamente com o gestor de futebol Túlio Lustosa, o atleta destaca que “isso que aconteceu hoje representa muito para mim, o Ney é um cara muito importante nessa minha trajetória, na minha retomada. Foi um cara que chegou na Chapecoense e viu que eu tinha condições de jogar em alto nível e ajudá-lo, porque acredito que ninguém joga para perder e ninguém escala para perder. Se ele realmente visse que eu não tivesse condições de ajudá-lo, ele não me colocaria”.

Revelado pelo Juventude, Alan Ruschel teve passagens por Internacional e Athletico Paranaense, mas sua principal marca foi pela Chapecoense, onde jogou em 2013 e depois retornou em 2016. O atleta foi um dos seis sobreviventes do acidente que envolveu a delegação catarinense em novembro de 2016, na Colômbia, e sua saída do clube, ainda que tenha contrato até 2020, surpreendeu alguns. “Passou um pouco de tudo na cabeça. Na verdade, muita gente não consegue acompanhar o que acontece em Chapecó e o que aconteceu na minha vida após o acidente, muita gente desconfia do meu trabalho por não ter essa ligação com a Chapecoense, então a minha escolha de vir para cá também não é provar nada a ninguém, mas sim mostrar que eu consegui voltar a jogar em alto nível”, ressalta Alan.

Hailé Pinheiro

A respeito da declaração do presidente do conselho deliberativo do Goiás, que afirmou que só um milagre poderia fazer Alan Ruschel jogar na equipe, o jogador de 30 anos destaca que “a desconfiança dele é a desconfiança de quase todo mundo que não me acompanhou, que não consegue acompanhar a Chapecoense, pelo fato de ser do oeste de Santa Catarina, de ser um pouco longe, então isso é normal”.

“É um milagre que Deus fez na minha vida, hoje estou aqui e muito bem, e posso fazer o que mais amo, que é jogar futebol. O que eu posso fazer é mostrar dentro de campo que estou bem e vou poder ajudar o Goiás da melhor maneira possível desenvolvendo o meu trabalho”, finalizou Alan Ruschel, que agora espera ser regularizado no BID para poder estrear pelo Goiás, que enfrentará o Fortaleza neste domingo, às 16h, na Arena Castelão.

Ficha técnica – Alan Luciano Ruschel

Nascimento: 23 de agosto de 1989 (29 anos), em Nova Hartz (Rio Grande do Sul)

Posição: lateral-esquerdo e meio-campo

Clubes: Juventude (2008-10, 2012-13), Pelotas (2010-11), Luverdense (2011), Chapecoense (2013, 2016-19), Internacional (2014-15), Athletico-PR (2015-16) e Goiás (2019)

Títulos: Copa FGF (2012), Campeonato Gaúcho (2014 e 2015), Campeonato Paranaense (2016), Copa Sul-Americana (2016), Campeonato Catarinense (2016 e 2017)