Foto: Divulgação

Foi aprovado em sessão nesta quarta-feira (10) em segunda votação projeto “Jovem é o Futuro”, que abrange o programa de aprendizagem no âmbito da Câmara Municipal de Goiânia.   

O texto aprovado visa o ingresso de adolescentes e jovens como aprendizes na Casa de Lei, estabelecendo um percentual variável de cinco por cento no mínimo, e quinze por cento, no máximo, sobre o total de trabalhadores efetivos ativos, existentes na Câmara Municipal da cidade de Goiânia.  

Autor da proposta, o vereador Emilson Pereira (Podemos) comemora a aprovação. “É um projeto que vai dar oportunidade a quase 300 jovens de estarem aqui trabalhando dando um exemplo que, infelizmente, a prefeitura ainda não entendeu, que há um ano nós estamos aqui esperando a regulamentação do mesmo projeto no poder Executivo, e a Câmara hoje sai na frente dando exemplo”, afirma. 

De acordo com o vereador, já existe um acordo com o presidente da Câmara Romário Policarpo (Pros) para a contratação dos jovens aprendizes. “Logo no início do segundo semestre, em agosto, nós já começaremos a contratação destes jovens, aproximadamente 300”, aponta. 

Romário Policarpo esclarece que a Casa já possuía cerca de 90 jovens aprendizes atuando, e que a Câmara atendeu ao pedido do vereador Emilson Pereira para ampliar esse número. 

“O que houve foi um pedido do vereador Emilson Pereira para que a porcentagem de vagas pudesse ser ampliada. A Câmara Municipal já abriu um processo de contratação desses jovens aprendizes, e nós vamos acompanhar o projeto do vereador Emilson Pereira, que é de ampliar esse número de vagas”, explica. 

Por se tratar de um Projeto de Resolução, o mesmo não precisa ser encaminhado ao prefeito e será sancionado pela própria Câmara.