Mesmo com as competições ainda em andamento, o Goiás Esporte Clube iniciou o ano de 2021 com mudanças. No dia 30 de dezembro de 2020, o conselheiro Paulo Rogério Pinheiro foi aclamado presidente do clube para o próximo triênio e com ele, mudanças na diretoria.

Um setor que terá uma ‘nova cara’ nessa gestão é o marketing, que tem agora como diretor Tiago Pinheiro, publicitário de 38 anos que também é sócio-diretor da agência AMP Propaganda e sobrinho-neto de Hailé Pinheiro.

Com pouco mais de um mês na nova função, Tiago revelou que as primeiras ações do departamento foram voltadas para as homenagens à Tia Fia, torcedora símbolo do clube e Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, falecidos em janeiro.

“Foi o que o presidente nos passou como objetivo central dessa gestão que é essa aproximação com a torcida, valorização dessas pessoas que fazem parte da nossa história e que naturalmente são o principal motivo do clube existir”, explicou.

Seguindo essa linha de planejamento, o diretor de marketing do Goiás destacou que a intenção é tornar o esmeraldino mais rentável e consolidar uma relação forte com o torcedor independente do momento que o time esteja vivendo dentro das quatro linhas.

“Temos algumas metas e desafios interessantes para esse próximo ano e naturalmente para os próximos três anos. Estamos ‘organizando a casa’, estruturando a equipe, redefinindo as questões comerciais, reunindo com patrocinadores, enxergando outras oportunidades de negócio para dentro do clube, estamos olhando também a questão do material esportivo. Temos uma marca própria hoje que tem sim seus pontos positivos, mas recebemos algumas propostas e estamos avaliando uma série de coisas para que o Goiás seja cada vez mais rentável, com uma imagem cada vez mais próxima da torcida e fazendo coisas que tenhamos ‘controle’, que o relacionamento do clube e da torcida seja construído independente do resultado em campo”, afirmou.

Sócio-torcedor

Entre as mudanças que serão promovidas pela nova diretoria está no programa de sócio-torcedor. Além da troca no nome, que passa de “Sou Verdão” para “Sou Goiás” por conta de um registro de marca que não foi liberado, outras funcionalidades devem ser alteradas.

“A gente entende que o modelo do nosso sócio-torcedor precisa ser repensado, especialmente em precificação e contrapartidas. Então temos estudado, discutido alguns projetos de outros clubes e avaliando em implementar aqui”, explicou Tiago Pinheiro.

“Se olharmos para os dois últimos anos, a valoração do sócio-torcedor com as contrapartidas que tinha, a operação, eu diria, se tornou negativa para o clube do ponto de vista financeiro. Então o que estamos desenvolvendo e buscamos encontrar é uma maneira que seja uma situação atraente para o torcedor, mas que o clube também tenha um benefício como a antecipação de receita, por exemplo”, completou.

Patrocínios e naming rights

O publicitário frisou que também passará pelo departamento de marketing a captação de patrocínios para o clube.

“Eu diria que a gente consegue ainda ser uma marca muito desejada, somos muito procurados e temos de duas a três reuniões semanais discutindo sobre projetos com possíveis patrocinadores, profissionais de agências e assessorias esportivas e estamos olhando tudo com muito carinho. Uma das coisas que o presidente nos pediu foi para ter uma iniciativa maior nessa captação de patrocínio e não ficar restrito somente à propriedade comercial das camisas”, disse o diretor.

Além dos patrocínios convencionais, Tiago revelou também que existem procuras para o Estádio Hailé Pinheiro, que foi reformado recentemente e que não teve suas obras totalmente concluídas apesar de estar sendo utilizado nos jogos da equipe esmeraldina. O dirigente não descartou que a praça esportiva tenha seus naming rights negociados nos próximos anos.

“Temos duas propostas ‘rodando’ inclusive relacionadas à naming rights do nosso estádio, que é uma coisa que até pouco tempo não fazia parte da nossa realidade. Quando o estádio ficar pronto vamos ter 4.700 cadeiras, então surgiu também uma empresa interessada em expor sua marca ali nas cadeiras”, ressaltou Tiago.

Ouça na íntegra a entrevista de Tiago Pinheiro, diretor de marketing do Goiás, à Sagres: