A quinta rodada do Campeonato Goiano significou mais uma vitória tranquila para o Goiás. O time esmeraldino recebeu a Aparecidense no estádio Hailé Pinheiro, a Serrinha, e venceu com autoridade por 2 a 0. Com o resultado, o Goiás chega à 13 pontos em 15 conquistados, garantindo a melhor campanha da competição. Aparecidense
Crônica do jogo
Nos primeiros minutos da etapa inicial o que se viu em campo foi um jogo bastante morno, sem muitas definições de ambos os lados. Goiás e Aparecidense pareciam prezar a boa relação nos bastidores e deixavam o jogo embolado na zona central. Apenas aos 8 minutos apareceu a primeira finalização. Diego Lira recebeu ótimo lançamento e bateu de primeira, por cima do gol de Renan.
Com isso o Goiás parece ter acordado, e dois minutos depois respondeu. Clayton Sales avançou com liberdade pela direita e cruzou para área. Marcado, Araújo deu um leve desvio na bola, mas Pedro Henrique fez a defesa sem grandes sustos. Três minutos depois, David cobrou falta direto para o gol e, todo desajeitado, o goleiro da Aparecidense assustou o torcedor, mas acabou ficando com a bola.
Aos 20 minutos Anderson Paim fez falta dura em cima de Rychely e foi amarelado. O primeiro cartão da partida parece, enfim, ter acirrado o jogo. Nas jogadas seguintes as dividas foram mais duras e deixou a partida bastante faltosa. João Paulo, camisa 10 esmeraldino, se movimentava bastante e se tornou o homem mais caçado em campo. Com isso, o Goiás passou a ter muitas faltas próximas a área e mudou a tática para tentar aproveitar das bolas paradas.
E foi justamente nessa jogada que apareceu uma grande oportunidade para a equipe do Goiás, que buscava se impor em campo e pressionar o adversário. Aos 28 minutos David cobrou falta colocada e Pedro Henrique voou para salvar o Camaleão. Na sequência, João Paulo cobrou escanteio e a zaga tirou a bola da cabeça do Amaral, que se preparava perigosamente para cabecear dentro da pequena área.
À partir de então só dava Goiás: O time alviverde montou uma blitz na defesa da Aparecidense. Na chance mais clara do primeiro tempo, Thiago Mendes invadiu a área e rolou para trás. Livre, Rychely tinha o gol escancarado à sua frente e finalizou cruzado para a ótima defesa de Pedro Henrique. A bola ainda sobrou na pequena área, mas a zaga da Aparecidense apareceu muito bem e acabou de vez o perigo.
Apesar de ser melhor na partida e dominar completamente as ações, o Goiás pressionava mas não conseguia concluir em gol, as melhores chances vinham em jogadas de bola parada. A Aparecidense permanecia apática e acuada no campo de defesa. Com o sistema ofensivo bastante inoperante e desorganizado, o Camelão não assustava Renan. Assim, o placar não foi alterado no primeiro tempo, se manteve no zero a zero, e as duas equipe saíram do primeiro tempo mantendo as respectivas invencibilidades.
2°Tempo
O papo de Claudinei no intervalo parece ter acordado o time do Goiás. Já nos primeiros momentos o time mostrou mais ousadia, e o meio campo, principalmente com David e Tiago Mendes, começou a funcionar de modo mais efetivo. Com apenas cinco minutos de jogo o esmeraldino já havia chegado duas vezes com perigo. Na primeira Rychely passou da linha da bola e parou no fundo do gol, na segunda João Paulo Cabeceou em cima da marcação.
Com o meio de campo funcionando bem, o grande problema do Goiás passou a ser a finalização. Buscando solucionar a questão, Claudinei promoveu a primeira alteração no time: Saiu João Paulo, cansado, e entrou Léo Bonatini. Foi então que outro atacante resolveu a aparecer. Aos 11 minutos, Rychely cruzou e sozinho dentro da pequena área, Araújo abriu o placar. Um a zero para o verdão.
Dez minutos depois Claudinei promoveu mais uma mudança. Saiu o aplaudido Rychely, autor de uma assistência, para a entrada do jovem Paulo. E o garoto mostrou que tem estrela, com apenas dois minutos em campo e no seu primeiro toque fez o segundo gol esmeraldino. Araújo deixou Léo Bonatini na cara de Pedro Henrique, ele finalizou rasteiro, o goleiro defendeu, mas no rebote, Paulo só teve o trabalho de afundar as redes. Dois a zero.
https://www.youtube.com/watch?v=5ahx3qMSoLA
A vantagem no placar colocou o jogo nas mãos do Goiás. O time esmeraldino, então, passou a administrar e segurar a bola no meio de campo e apoiando em lançamentos longos, criava algumas oportunidades de ampliar o placar. Léo Bonatini mandou na rede, mas pelo lado de fora, a última chance da partida. Paulo cruzou com precisão e o camisa 20 quase faz o terceiro. Depois disso nada se alterou, e a partida terminou em 2 a 0.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS 2 X 0 APARECIDENSE
Local: Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia
Data: 01/02/2014 – Sábado
Horário: 17:00h
Árbitro: Osimar Moreira
Assistentes: Adaílton Fernando e Joaquim André
Público: 1.911 (pagante) / 2.633 (presente)
Renda: 30.795,00
Gols: Araújo 11” 2T (1-0), Paulo 23” 2T (2-0)
Cartões amarelos: Rychely (Goiás); Anderson Paim (Aparecidense)
Goiás: Renan; Clayton Sales, Valmir Lucas, Pedro Henrique e Juliano; Amaral, Thiago Mendes (Abuda), David e João Paulo (Léo Bonatini); Araújo e Rychely (Paulo)
Técnico: Claudinei Oliveira
Aparecidense: Pedro Henrique; Robson, Murilo e Anderson Santos (William Leandro); Ângelo (Marcelo) Almeida, Geovane, Leonardy e Anderson Paim; William Kozlowsky (Niel) e Diego Lira
Técnico: Karmino Colombini
{gallery}2014/goiasXaparecidense_goianao2014{/gallery}