O Atlético jogou nesta quinta-feira contra o Santos no Pacaembu. A principal expectativa se confirmou. O time voltou a ser competitivo, forte na marcação, corajoso nas investidas ao ataque e muito seguro no sistema defensivo.
Convenhamos, o Neymar é fenomenal e a defesa rubro-negra conseguiu segurá-los durante todo o tempo. É impressionante ver este cara jogar bola. Os jogadores do Atlético foram quase super-heróis em conseguir segurá-lo. Ele tem facilidade com as duas pernas e para sorte dos atleticanos estava pouco inspirado nas cobranças de falta.
O gol de Leonardo reascendeu a força atleticana nas bolas paradas. O time estava há 12 jogos sem fazer gols de falta. Ontem foi o dia para retomar o caminho eficiente desta arma que rendeu bons frutos ao Atlético no meio da competição.
Gostei de ver o time se entregando novamente. O time voltou a ter aquele espírito de luta. Fiquei até mais confiante para o jogo contra o Flamengo.
MEIO CAMPO
O técnico Helio dos Anjos falou sobre o novo meio campo rubro-negro. Agenor foi muito bem até ser expulso. Ernandes foi o meia da noite. Articulou com eficiência e marcou com ainda mais força. Bida deu a qualidade na saída de bola que estava faltando a equipe atleticana. Helio o confirmou nesta posição nas próximas rodadas. Marino, Agenor e Pituca devem disputar a vaga de primeiro volante. Joilson, mesmo com poucas chances, demonstrou muita força e qualidade nos passes. Conseguiu bons desarmes em cima de Neymar e Ganso. Cavou uma vaguinha entre os titulares nesta reta final do Brasileiro.
ARBITRAGEM
Mas a questão principal do jogo de ontem foi a arbitragem de Alício Pena Jr que reforçou o quadro de péssimas arbitragens nesta rodada do Campeonato Brasileiro. Todos os cartões amarelos atleticanos eu entendo que foram normais e merecidos. A expulsão também. Os jogadores do Santos chegaram pesado em algumas jogadas que só recebiam um “conselho” do mineiro. PH Ganso foi um dos que não recebeu o amarelo, mesmo fazendo duas faltas semelhantes a de Agenor que não foi perdoado. Alicio ganhou hoje um lugarzinho especial no baú da arbitragem ao lado de Francisco Carlos do Nascimento (AL).
Divertido foi o repórter de São Paulo perguntar ao Hélio dos Anjos se o Atlético havia ensinado ao Barcelona como parar o Santos no Mundial…