A partida entre Internacional x Coritiba, disputada na manhã desse domingo, ficará para a história por conta das muitas homenagens à Fernandão, um dos maiores ídolos da história do Inter e que faleceu há exatamente um ano, em Aruanã, vítima de um acidente de helicóptero. E três goianos participaram efetivamente do jogo: o árbitro André Luiz de Freitas Castro e seus auxiliares Cristhian Passos e Jesmar Miranda.
Dando sequência há série de matérias especiais da Rádio 730/Portal 730, o árbitro falou sobre o relacionamento com Fernandão e a emoção de participar de uma partida tão especial, cercada de homenagens ao ídolo do futebol goiano. “É um prazer muito grande poder fazer parte de um espetáculo que foi armado hoje no Beira-Rio e trabalhar num jogo de tanta importância como foi esse, com estádio lotado. O público veio em peso para homenagear o Fernando e a gente vê o quanto ele é querido aqui no Sul. Nós que estamos em Goiânia não temos a noção de quanto ele é adorado aqui. Todos nós perdemos. Eu trabalhei em muitos jogos com o Fernando, nas categorias de base, ele jogando pelo Goiás, pelo São Paulo e pelo Internacional. Se não me engano, apitei a estreia dele como treinador aqui no Inter e é uma pessoa que você não vê jogadores, árbitros e imprensa falarem mal. Infelizmente, numa fatalidade, aconteceu. Que Deus abençoe a família dele e os amigos. O futebol perde uma pessoa tão carismática e bem sucedida como foi ele no futebol”.
Acompanhe a entrevista com o árbitro André Luiz de Freitas Castro:
{mp3}stories/2015/especial_Fernandao/ANDRE_LUIS_CASTRO_ARBITRO_JULIANO_07_06{/mp3}
Além disso, o “Minuto 9” (nesse minuto do jogo, foram exibidas imagens de Fernandão no telão do estádio Beira-Rio e os torcedores aplaudiram muito, em homenagem ao ex-atacante) também foi um momento especial, como destaca André. “Fazer parte disso aqui hoje foi muito diferente. Sentimos uma corrente em prol de uma coisa só, desse público de vermelho, que endeusa o Fernando. Como falamos antes do jogo, o carisma dele que fez isso. Se tornou capitão, conquistou tudo, mas por ser um cara tão carismático, ele conseguiu conquistar esse carinho e idolatria do povo gaúcho”.
André Luiz Castro aproveitou para elogiar Fernandão, que era um jogador muito correto e exemplar durante as partidas. “Ele era um gentleman. Você não vê nenhum árbitro falar mal do Fernando. Ele era um daqueles caras que ajudam a arbitragem, que consegue acalmar, instruir e orientar seu time. Tanto é que virou treinador. Só deixou coisas positivas para todos nós. Nós, goianos, temos orgulho dele ser de Goiás e ter conquistado tanta coisa. É muito bacana ver os goianos que se dão bem no Brasil afora. A gente torce para os caras que são daqui. Temos de ter esse lado bairrista, torcendo para quem tiver apitando, jogador que sai de Goiás, treinadores”.













