A Argentina fez favor o favoritismo e venceu a Bélgica pelo placar mínimo de 1 a 0, com gol de Higuaín que ainda não havia marcado na Copa. A vitória coloca os argentinos na fase semi-final, esperando o vencedor de Holanda e Costa Rica para definir o último passo na sua corrida pela final do Mundial. A Bélgica, sensação da Copa, fez jogo duro, mas acabou voltando para casa.
1°Tempo
O início da partida era bastante movimentado, com a Argentina dando dinamicidade ao meio de campo e procurando logo de cara uma jogada para abrir o placar. E bem rapidamente a pressão deu resultado. Higuaín aproveitou desvio na zaga, acertou um lindo chute de primeira da entrada da área e abriu o placar, fazendo seu primeiro gol na Copa. 1×0 para os ‘Hermanos’.
O golpe sofrido obrigou a Bélgica a se lançar mais ao ataque. Os diabos vermelhos diminuíram um pouco a distância da posse de bola, mas arriscava mais de fora da área. De Bruyne tentou um chute de longa distância, e assustou o goleiro Romero. Aos 25, o meia belga tentou novamente de fora da área e obrigou Romero a fazer linda defesa para salvar o empate.
Aos 30 minutos veio um grande baque para os argentinos. Fazendo uma ótima Copa, Dí Maria lesionou a coxa, tentou continuar, mas não conseguiu e saiu às lágrimas do gramado. Perez entrou em seu lugar. Na última grande chance do primeiro tempo, Mirallas cabeceou de peixinho no canto de Romero. A bola raspou a trave e foi para fora.
2°Tempo
Pouco sumida no fim do primeiro tempo, a Argentina voltou feroz para a etapa final. Aos 8 minutos, Higuaín arrancou do meio de campo, aplicou o famoso drible da vaca em Kompany e bateu firme, mas acertou o travessão. Quase um golaço! Fellaini responde pouco tempo depois com uma cabeçada perigosa sobre o gol de Romero.
A partir dos quinze minutos os dois treinadores começaram a mexer nas equipes em campo. A Argetina ia atrás de um gol para dar tranquilidade, enquanto a Bélgica também buscava marcar um gol para empatar o jogo. Para isso, foram a campo Palacio, pela Argentina, Lukau e Chadli na Bélgica.
Já nos minutos finais, com os ânimos exaltados, uma pequena confusão entre belgas e argentinos chamou a atenção nas arquibancadas. Porém, o policiamento apareceu rápido para conter o tumulto. No gramado, a Bélgica tentou um abafa no fim mas não conseguiu marcar seu gol e acabou eliminada da competição. A Argentina espera Holanda ou Costa Rica na semi-final.
FICHA TÉCNICA
ARGENTINA 1 X 0 BÉLGICA
Local: Arena Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 04/07/2014
Horário: 13h
Árbitro: Nicola Rizzoli – ITA
Assistentes: Renato Faverani – ITA e Andrea Stefani – ITA
Gol: Higuaín 7’ 1T (1-0)
Cartões Amarelos: Hazard, Alderweireld (BEL); Biglia (ARG)
ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Garay, De Michelis e Basanta; Mascherano, Biglia e Dí Maria (Perez); Messi, Lavezzi (Palacio) e Higuaín (Gago).
Técnico: Alejandro Sabella
BÉLGICA: Cortouis; Aldeirweireld, Van Buyten, Kompay e Vertonghen; Witsel e Fellaini; Mirallas (Mertens), Hazard (Chadli) e Origi (Lukaku).
Técnico: Marc Wilmots