A rivalidade entre Brasil e Argentina é uma das maiores, se não a maior, do futebol mundial. Sempre que as duas seleções se enfrentam, o mundo para pra assistir (e a porradaria costuma comer solta). No entanto, existem muitos argentinos que brilharam em clubes brasileiros ao longo dos últimos anos – a ponto de se tornarem verdadeiros ídolos. 

De tempos em tempos, um argentino surge no futebol brasileiro para fazer estrago nacional. Apesar da rivalidade declarada no esporte, o país tem, de fato, a tradição de contratar atletas de lá. Na grande maioria das vezes, são figuras conhecidas não apenas pela habilidade, mas principalmente pela raça e garra em campo. 

Além disso, há alguns clubes em específico que têm a tradição de contratar jogadores estrangeiros e, portanto, volta e meia contam com argentinos em seu elenco. No entanto, mesmo nessas ocasiões, são poucos os que conseguem se destacar a ponto de serem considerados máxima referência na equipe.

Dito isso, confira alguns dos argentinos que brilharam em clubes brasileiros:

D’alessandro – Internacional

D’Alessandro é não apenas um dos argentinos que brilharam em clubes brasileiros como um dos poucos que chegaram a conquistar, aqui, o status de ídolo. Foi pelo Internacional de Porto Alegre que o hermano nascido em Buenos Aires fez história, ganhando títulos simplesmente inesquecíveis para o torcedor Colorado. 

D’alessandro foi revelado pelo River Plate e, ainda muito novo, foi jogar na Europa. Depois de pouco mais de quatro temporadas no exterior, ele retornou à Argentina para jogar pelo San Lorenzo. No entanto, foi em 2008 que ele foi para no Internacional, clube onde viveu a melhor – e mais longa – fase de sua carreira. 

Logo em seu primeiro ano no Colorado, D’Alessandro foi campeão da Copa Sul-Americana. Dois anos depois, em 2010, foi campeão daquele que é provavelmente o maior título da sua carreira: a Libertadores da América. Àquela altura, o 10 do Internacional já estava marcado na história do clube, mas decidiu ir um pouco além.

O argentino ficou de 2008 à 2016 no Internacional, construindo um verdadeiro legado. Em 2017 retornou ao clube, onde permaneceu até 2020. Já em 2022, voltou ao Colorado apenas para se aposentar – dessa vez, já como ídolo absoluto. Foram centenas de partidas com a camisa da equipe de Porto Alegre e a certeza de que é um dos argentinos mais aclamados do futebol brasileiro.

Carlos Tévez – Corinthians

 Quando se fala em Carlitos Tévez, a grande maioria das pessoas lembra das brilhantes atuações do atleta pelo Boca Júniors, tanto no início quanto no fim da carreira, ou até mesmo no Manchester City e United. No entanto, o fato é que Tévez é, também, um dos argentinos que brilharam no futebol brasileiro.

Em 2005, depois de excelentes temporadas com a camisa do Boca Juniors, Tévez chegou para reforçar o Corinthians. O Timão, na época, estava reforçando a sua equipe com uma série de estrangeiros – não à toa trouxe também o então volante Mascherano. Carlitos, no entanto, foi o grande destaque.

Tévez foi, sem sombra de dúvidas, um dos principais (senão o principal) nomes do Corinthians na conquista do Campeonato Brasileiro de 2005. O jogador, que anos mais tarde veio a brilhar na Europa, fez uma temporada praticamente impecável, marcando 31 gols em 52 jogos – uma média invejável. 

A passagem de Tévez pelo Timão, no entanto, foi curta. Ele deixou o clube após apenas dois anos no Corinthians, em 2007. Na temporada de 2006, apesar de não ter feito mais de 30 gols, marcou 15 – em 24 jogos (outra excelente média).

Jonathan Calleri – São Paulo

E para finalizar a lista de argentinos que brilharam no futebol brasileiro, temos um exemplo mais recente. Apesar de ainda não ser ídolo, ao contrário de D’Alessandro, Jonathan Calleri é, sem sombra de dúvidas, um jogador que ficará marcado na memória do torcedor do São Paulo – podendo alcançar um patamar ainda maior nas próximas temporadas.

Calleri chegou pela primeira vez ao São Paulo em 2016, sob empréstimo do Deportivo Maldonado. O argentino ficou apenas um ano no Tricolor Paulista, mas foi o suficiente não apenas para conquistar o coração da torcida como, também, para se identificar com o clube – que lhe estendeu a mão em momentos difíceis.

Dali para frente, Calleri rodou por várias equipes: West Ham, Las Palmas, Alavés, Espanyol e Osasuna. No entanto, foi em 2021, quando retornou ao São Paulo, que ele reconquistou o futebol que lhe colocou em destaque na segunda metade da década passada, depois de uma ótima temporada com o Boca Júniors.

A relação de Calleri com o São Paulo é absoluta. O jogador tem a confiança da torcida e da diretoria, marca gols em partidas importantes e tem o perfil de atleta que realmente veste a camisa e (muitas vezes literalmente) dá o sangue durante a partida. Isso tudo fez com que, em pouco tempo, ele conquistasse uma vaga na história do Tricolor.