O Vila Nova foi o primeiro dos clubes da capital a iniciar sua pré-temporada visando as competições que disputará em 2020. O Tigre trabalha há duas semanas com mais da metade de seu elenco e já realizou inclusive um jogo-treino contra a equipe sub-20 que está na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Em entrevista nessa sexta-feira (3) o técnico Ariel Mamede fez um balanço dos primeiros duas de trabalho e destacou que já deu para colocar em campo algumas ideias de jogo.

“Falando desses 14 dias de dezembro que nós trabalhamos, jogadores focados, concentrados, felizes por estarem no Vila Nova e que realmente valorizam a oportunidade. Nós conseguimos amadurecer algumas ideias quanto ao jogo, principalmente fisicamente nós amadurecemos bastante e já existe uma resposta deles quanto a nossa ideia de jogo. Fazemos um balanço bastante positivo desses primeiros dias, agora chegou o restante do grupo e o primeiro contato foi ótimo. Estou feliz por estarem motivados, sentirem o momento do clube, estarem afim de fazerem um ano diferente, então vejo um ambiente bem positivo”, analisou.

Ariel Mamede, técnico do Vila Nova (Foto: Charlie Pereira/Sagres On)

Para uma equipe que sofreu um desmanche após o rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro, era necessário fazer contratações e montar um novo plantel. Com 18 contratados o Tigre completou seu elenco com o goleiro Clériston, remanescente da última temporada, atletas que retornaram de empréstimo e jogadores que subiram das categorias de base.

Desta forma o colorado já conta com 25 jogadores para a disputa do Goianão, número que fez o gestor de futebol Wagner Bueno admitir que não faria mais contratações para o estadual. No entanto na última semana a comissão técnica perdeu uma opção para o ataque, já que Erick está sendo negociado com um clube dos Emirados Árabes e não se apresentou no OBA.

“Existe uma lacuna agora de um jogador de velocidade. Eu gosto sempre de trabalhar com cinco jogadores de velocidade no plantel, com o Erick tínhamos quatro e agora temos três. Então nós temos a ideia sim de buscar uma peça pontual. Não estamos desesperados no mercado porque hoje no plantel e pensando também no sub-20 nós temos uma peça ou outra para suprir. Se por acaso surgir no mercado uma situação viável financeiramente com as características para suprir a ausência do Erick é bem possível que a gente vai busca-la”, explicou Ariel Mamede.

Segundo o jovem treinador vilanovense o plantel dispõe de boas opções para este início de temporada, mas que novos nomes podem aparecer no clube no decorrer das competições.

“Dentro das possibilidades nós estamos bem servidos. Tem a expectativa da Copa São Paulo para vermos o que vamos conseguir somar para o nosso grupo. Nós não temos muitos recursos então estamos buscando no mercado jogadores que fazem uma ou duas funções, atletas que têm um número de jogo bacana e poucas lesões. Um grupo enxuto, a partir do momento que o clube for criando alternativas financeiras e me procurar, vamos ter sempre o que evoluir. Nunca é o ideal, só vai ser no final quando alcançarmos nossos objetivos”, disse.

E o primeiro objetivo do clube é conquistar o Campeonato Goiano, o que não acontece desde 2015. O colorado estreia na competição no dia 22 de janeiro contra o Anápolis no Estádio Jonas Duarte. Em entrevista, Ariel Mamede ressaltou a busca pelo título do Goianão e comentou a decisão do Goiás de disputar o torneio com a equipe sub-23 e do Atlético de priorizar a Copa do Brasil.

“O Vila tem que tentar se colocar em primeiro independente da vontade de Atlético e Goiás, esse é o nosso foco. A gente sabe que essa questão da Copa do Brasil para o Atlético, se o Goiás vai vir ou não com o time sub-23 nas primeiras rodadas, quase sempre acontece mas na prática é diferente, todo mundo quer ser campeão goiano e se colocar na frente de um rival. Não estamos dando muita atenção para esse tipo de situação até porque já temos muito problema para resolver. Mas nossa ideia é sim estar entre os primeiros e para isso vamos ter que batalhar bastante, independentemente de quem os adversários coloquem”, afirmou o treinador.