Um dos fundadores do Solidariedade (SDD), Armando Vergílio, declarou em entrevista à reportagem da Rádio 730 que o partido não fará parte nem da base aliada do governo, entretanto, também não será partida de oposição. A posição neutra será prioridade da gestão do Solidariedade para os próximos projetos políticos.
Armando explica como será a atuação do SDD: “Nós seremos um partido independente, não teremos posição de partido de oposição ou da base aliada. Dessa maneira, vamos trabalhar analisando os projetos individualmente. Se alguma proposta do governo estiver de acordo com nossa ideologia e atender à população da maneira que acreditamos ser a correta, vamos apoiar”.
Falando sobre a atuação como oposição, um dos fundadores do SDD declara que o partido poderá sim se agregar em algumas movimentações políticas: “Claro que se surgir alguma situação em que o nosso partido achar por melhor movimentar e agregar à oposição, vamos fazer. Mas é o que eu já disse, vamos analisar e ver se tudo se encaixa nos nossos princípios”, explica.