Foto: SagresTV

Acontece até domingo (1º) 2ª edição do Goiânia Art Déco Festival. Uma das atrações da extensa programação é uma mostra de arte que acontece no Museu Frei Confaloni, na antiga Estação Ferroviária, onde estão expostas telas feitas por artistas selecionados pela Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV). 

Cada artista ficou responsável por transmitir para a tela a sua visão sobre um dos 22 prédios e monumentos em estilo Art Déco tombados como patrimônio histórico e artístico. As telas foram pintadas simultaneamente. Com uso da técnica de colagem, o trampolim do Lago das Rosas chama muito a atenção do público, que também teve a mureta retratada com uso de areia. Valdir Ferreira, presidente da Agav, diz que os artistas e os locais que iriam retratar foram escolhidos por meio de sorteio.

O produtor cultural Gutto Lemes é o idealizado do Goiânia Art Déco Festival. Conta que este ano uma das novidades é o Circuito Déco de Gastronomia, que vai acontecer em 5 restaurantes. Renomados chefs de cozinha vão criar pratos inspirados nas formas geométricas do Art Déc, ou com nomes que lembram esse movimento artístico. “A ideia é que os participantes do festival conheçam as delícias da nossa cozinha”, diz Guto Lemmes.

Como parte do festival, no espaço de exposição da Área III da PUC, também foi aberta nesta semana a exposição de um concurso fotográfico que acontece há cerca de 5 anos na Argentina. No começo, a intenção era mostrar o Art Déco apenas naquele país, mas o concurso cresceu e passou a revelar obras por toda a América. São 36 fotos de artistas de vários países. Entre elas, a foto do coreto da Praça Cívica, feita por Guto Lemes. Também vão ocorrer palestras com especialistas internacionais sobre o tema, uma delas é a argentina Adriana Piastrellini, organizadora da exposição fotográfica e que preside uma associação daquele país criada para divulgar e valorizar o Art Déco.

Na programação do festival, também está prevista no sábado e no domingo uma feira de artes, antiguidades e design, das 10h às 18h, na 588 Art Show, que fica no Setor Nova Suíça.

A programação completa da 2ª edição do Goiânia Art Déco Festival pode ser conferida na página do festival no Facebook.

Destaque no Art Déco

Goiânia tem um dos maiores acervos no estilo Art Déco do Brasil. É o único conjunto de obras tombadas em nível federal como patrimônio histórico e artístico. O tombamento ocorreu em 2003 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas os organizadores do festival lembram que é preciso valorizar essa riqueza. Alguns prédios estão encobertos por fachadas.

Quando a nova capital de Goiás começou a ser construída, a inspiração para os prédios e obras públicas veio do Art Déco, um movimento artístico internacional que surgiu na França no início do século passado e que exerceu forte influência em várias áreas, como arquitetura e artes.

Confira na reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/hQaBCXEbd5w” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}