A Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades, e Assuntos Metropolitanos (Secima) apresentou em uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa o diagnóstico da região Metropolitana de Goiânia feito pela Universidade Federal de Goiás. Esta foi mais uma etapa do projeto de criação de um plano diretor para a região, que tramita na casa.
A diretoria de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, Cilene Cunha, aponta qual foi razão do diagnóstico.
{mp3}Podcasts/2017/outubro/18/tarde/cilene_01{/mp3}
Cunha aponta que existem potencialidades como o transporte urbano integrado e a rede viária integrada e fragilidades como a escassez de recursos hídricos e área urbana muito vasta.
O titular da Secima, Vilmar Rocha, revela quais serão os próximos passos.
{mp3}Podcasts/2017/outubro/18/tarde/vilmar_01{/mp3}
Um debate quente no projeto é a interferência do Estado em áreas de competência dos municípios. O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo, ressalta que o plano deve apenas estabelecer metas, com as execuções ficando para as cidades.
{mp3}Podcasts/2017/outubro/18/tarde/andrey_01{/mp3}
O ex-prefeito de Curitiba e o atual superintendente da Região Metropolitana de Florianópolis, Cássio Taniguchi, foi o principal palestrante do encontro.
Do repórter Gerliézer Paulo