Buscando desenvolver ações voltadas para o fortalecimento da pauta sustentável no âmbito do Poder Legislativo, o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), discutiu, com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Engenheiro Francisco Almeida, a possibilidade de tornar a Alego a primeira Casa de Leis do País a ser signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa é a maior em termos de sustentabilidade corporativa do mundo.

“Integraremos o pacto global da ONU no sentido de buscar parcerias e projetos importantes para o nosso Estado de Goiás e para o Brasil, haja vista que a Assembleia já cumpre alguns princípios desse pacto como direitos humanos, sustentabilidade, combate à corrupção, na questão ambiental, na busca de podermos trabalhar juntamente com todos do Estado de Goiás, com a população goiana, com o Executivo, com entidades representativas como o Crea-GO para buscarmos a conscientização ambiental, na questão do fomento ao trabalho à geração de empregos no nosso estado, no Brasil e no mundo. O pacto global vem coroar esse trabalho que a Assembleia Legislativa vem fazendo”, explicou Lissauer Vieira em entrevista ao programa Sagres Sinal Aberto – Edição do Almoço desta segunda-feira (14).

Signatário do Pacto Global desde maio de 2019, o Crea-GO vem trabalhando para mobilizar os participantes do Sistema Confea/Crea, especialmente as empresas diretamente relacionadas a ele e as organizações que atuam junto ao Sistema, para que, também, se tornem signatárias, estabelecendo pontes entre essas entidades e a Rede Brasil do Pacto Global (RBPG). Após a adesão à iniciativa, a Assembleia Legislativa de Goiás será a primeira do País a se tornar signatária do projeto.

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é, hoje, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 14 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países. A iniciativa consiste em uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade. Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030, que tem como principal pilar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Trata-se de um plano de ação de 2015 a 2030.

Lissauer Vieira afirma que quer levar ao conhecimento da ONU as diferenças econômico-sociais existentes em diversas partes do estado de Goiás.

“Através dos relatórios que nós apresentarmos à ONU para o pacto global, nós mostrarmos a realidade e as diferenças regionais e também as buscas em uma solução dessas desigualdades regionais que nós temos aqui no estado. Temos regiões fortes economicamente como por exemplo a Sudoeste, e mais pobres como o Norte e o Nordeste”, argumenta.

A Sagres é uma das 100 emissoras que integram o Pacto Global de Mídia da ONU.

Confira a entrevista na íntegra no Sagres Sinal Aberto – Edição do Almoço a seguir