UNIÃO
Resultado de articulações conduzidas nas últimas reuniões dos governadores do Centro-oeste, Brasília e Rondônia, as Assembleias do chamado bloco do Brasil Central devem aumentar cada vez mais o diálogo entre si e se unir para agilizar pleitos da região. Quem confirma é o presidente da Assembleia de Goiás, o deputado Helio de Sousa (DEM). “Temos dificuldades em comum e também conquistas que devem ser compartilhadas”, disse ele a estas ENTRELINHAS.
FORTALECIMENTO
Um outro aspecto da união de governadores e parlamentares do Centro-oeste é a visibilidade e o fortalecimento político. “A metade da carne bovina e de grãos como milho e soja são produzidos no Centro-oeste. Vinte e cinco por cento do Senado é de senadores que representam esta região, então, o nosso PIB político e financeiro são altos”, ressalta o deputado.
SÃO PAULO
E o deputado Helio de Sousa participou ontem de encontro de chefes do Poder Legislativo de todo o País na Assembleia Legislativa de São Paulo. Em discussão, o pacto federativo e os efeitos da PEC 47/2012, em tramitação no Congresso Nacional, que pretende reduzir as competências privativas da União e, ao mesmo tempo, ampliar a competência estadual em algumas legislações, como normas de licitação e contratação feitas pela administração pública.
PRÉVIAS
O presidente da Juventude do PSDB Goiânia, Sérgio Bogado, defendeu ontem, em nome da democracia interna do partido, a realização de prévias para a escolha do candidato tucano na capital. “Nós acreditamos que esta é uma excelente opção, porque as bases, e todos os segmentos do partido, seriam escutados”, disse ele.
QUÓRUM
Em reunião realizada ontem na sede do diretório, a Juventude iniciou com o Delegado Waldir Soares sabatinas com os pré-candidatos tucanos. Ainda que o público tenha sido bom, diferente das sabatinas realizadas pelo diretório estadual, ora suspensas, o encontro de ontem não contou com a participação em peso dos vereadores de Goiânia. Apenas a vereadora Cristina Lopes compareceu.
DEM
Liderança do DEM no Senado, Ronaldo Caiado tem se dividido entre compromissos parlamentares em Brasília e visita a vários estados. Mas também tem cuidado de suas bases em Goiás, como presidente estadual da sigla. Nos últimos quinze dias, Caiado esteve em cidades como Anápolis e Porangatu, participando, dentre outros compromissos, de atos de filiação ao DEM.