O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (IDTECH) suspendeu os serviços de tele consulta em Aparecida de Goiânia. O fato é que o contrato estava vencido, e como o IDTECH estava sem receber, suspendeu o atendimento.
O Assessor jurídico do IDTECH, Jucimar Ribeiro afirmou que a organização desenvolvia três projetos junto à Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia. Um deles era o tele consulta, que trata do agendamento das consultas nas unidades, o outro projeto era a central de regulação, e ainda o atendimento médico especializado.
“Este três projetos vinham sendo desenvolvidos desde o final de 2009, em 2010 houve a renovação dos contratos, e desde junho de 2011 nós vínhamos fazendo tratativas com a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida para proceder e renovação dos contratos que venceriam no final do mês de outubro”, relata.
Segundo o Assessor, ao longo deste período, a prefeitura não adotou as medidas necessárias para prorrogação do contrato relativo ao projeto do tele consulta e atendimento médico especializado.
Jucimar Ribeiro revela que a organização IDTECH ainda seguiu com o serviço por mais um mês para prestar atendimento à população, buscando a cobertura contratual da prefeitura, mas não aconteceu.
“Aliado a isso, nós estávamos desde abril de 2011 sem receber pelos três projetos. Se tornou insustentável a manutenção dos projetos em Aparecida de Goiânia. A dívida da prefeitura para a organização é algo em torno de R$ dois milhões”, explica.
De acordo com Jucimar Ribeiro, houve negociações no sentido de reduzir cobertura contratual, para atender a necessidade financeira para Prefeitura. Em relação aos valores atrasados, o Secretário Municipal da Saúde de Aparecida propôs a diminuição do valor da dívida, e parcelas em 10 vezes, algo que segundo o Assessor Jurídico do IDTECH, não viabilizaria a continuidade do serviço.
Leia também: Paulo Rassi garante volta do Teleconsulta de Aparecida em 40 dias