Foto: Divulgação Goiás Agora

Com a expectativa de atender a mais de 300 mil pessoas até o dia 1º de julho, data de encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno, o Centro de Apoio aos Romeiros (CAR), instalado na GO-060, conhecida Rodovia dos Romeiros, em Trindade, foi aberto na manhã desta quinta-feira, dia 21, pelo governador José Eliton e a primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Fabrina Müller.

A exemplo dos anos anteriores, o Centro de Apoio aos Romeiros oferecerá atendimento gratuito e apoio às pessoas que fazem sua caminhada de fé até Trindade. No local, elas recebem lanches (leite com canela, café, chá, suco, pão com mortadela ou manteiga e água) e local adequado para descansar.

O CAR funcionará 24 horas e contará com o suporte de mais de 120 pessoas por dia (entre funcionários da OVG, voluntários e bolsistas do Programa Bolsa Universitária). Eles se revezarão na produção e distribuição de lanches.

O Centro de Apoio aos Romeiros tem o apoio de vários órgãos do Estado e de empresas parceiras que doam produtos como alimentos e materiais descartáveis. No ano passado, o CAR recebeu aproximadamente 400 mil fiéis nos dez dias da romaria. A quantidade de romeiros atendidos superou a de 2016, quando passaram pelo local quase 300 mil pessoas.

Para esta edição, a OVG também firmou parceria com o Centro de Readaptação e Reabilitação Dr. Henrique Santillo (CRER) que reforçará o atendimento aos romeiros. O projeto “CRER aos Romeiros” vai contar com enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos do hospital que estarão no local para oferecer atendimento e prevenir lesões durante a caminhada.

A equipe do CRER irá atender nos horários de maior movimentação de romeiros e fará aferição de pressão e glicemia, alongamentos e orientações sobre uma caminhada saudável e sem lesões. Os profissionais também distribuirão panfletos com orientações sobre como abordar e como ajudar a pessoa com deficiência.

Estrutura

O Centro de Apoio aos Romeiros de Trindade tem quase dois mil metros quadrados de área física, com cozinha, capela para orações e mais de 20 banheiros químicos, sempre abastecidos com papel toalha e papel higiênico.

A estrutura conta ainda com um posto de comando da Polícia Militar, uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros que ficarão de prontidão 24 horas. Enfermeiras também estarão de plantão para atendimentos de primeiros socorros.