O atendimento rápido ao ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende nesta sexta-feira (6) evitou um quadro de saúde ainda pior. O ex-político passou por uma cirurgia de urgência depois de sentir fortes dores de cabeça, e ficar constatado que se tratava de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

“Pelo fato de o sangramento ser recente e ele estava tomando anticoagulante, que foi um dos motivos que fez o sangramento, foi decidido então por uma cirurgia de urgência, porque esse hematoma poderia aumentar progressivamente e ele entrar em coma”, explica o neurocirurgião Valter Costa, que atendeu Iris no Hospital Neurológico.

Leia mais: Caiado acompanha cirurgia de Iris Rezende

Iris sentiu fortes dores de cabeça por volta de 11h da manhã. Ele chegou consciente e caminhando ao hospital antes do meio-dia, acompanhado das filhas. O médico disse em entrevista coletiva no início da noite desta sexta-feira (6) que cerca de duas horas depois a operação foi iniciada, e que a boa saúde de Iris Rezende, aos 87 anos, contribuiu para o sucesso do procedimento.

“Isso ajudou bastante, porque embora estivesse com muita hemorragia na cabeça, ele estava querendo se comunicar, só estava um pouco confuso”, afirma.

A cirurgia foi bem sucedida e terminou pouco antes das 18h. O médico destaca ainda que Iris precisou ser intubado e permanecerá no hospital pelo menos nas próximas 24 horas. Neste sábado (7), o ex-prefeito passará por uma tomografia de controle.

“Esse repouso da intubação até amanhã (7) é necessário para deixar o cérebro em repouso, para ele ficar quieto. O aspecto é muito bom. A gente nunca pode garantir que ele não vá sangrar de novo porque estava tomando anticoagulante”, afirma. “Se ele não sangrar de novo, vai se recuperar bem”, conclui.