As doenças cardiovasculares representam importante problema de saúde pública mundial visto que constituem a principal causa de morbimortalidade e representam os mais altos custos em assistência médica. O coração é formado por um músculo cardíaco do corpo onde existem trocas para o funcionamento do ser vivo. Qual a melhor forma de cuidar dessa parte do nosso corpo que é de tamanha importância? Será que a má alimentação e o sedentarismo influência nos fatores de doenças cardíacas?
Nesta segunda feira (14) no Programa Clube da Felicidade, Kadmous Alassal conversou com o especialista em cardiologia Doutor Abrãao Afiune Neto. Ele garante que o primeiro passo para qualquer atividade física é necessário procurar um médico para um diagnostico da saúde do paciente.
Ouça a entrevista na íntegra {mp3}stories/2013/Programa_na_íntegra{/mp3}
De acordo com Doutor Abrãao, exercícios físicos só são benéficos se praticados a partir de três vezes por semana. Ele garante que o uso de bebidas energéticas não contribui na prática dessas atividades e podem trazer sérios prejuízos para a saúde. O doutor ainda adverte que todos os pacientes antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico, devem realizar exames de risco. Segundo ele esse tipo de exame evita todo e qualquer perigo durante e depois da operação.
Os fatores de riscos das doenças cardiovasculares podem ser classificados em modificados e não modificados, afirma doutor Abrãao. “O hereditário é o mais importante. Um fator que não pode ser modificado, apenas controlado, ocorre mais no sexo masculino até 60 anos e no sexo feminino a mulher tem um menor índice, pois tem proteção de hormônios”. Os fatores modificados são aqueles adquiridos com o dia a dia como é o caso da hipertensão, colesterol, tabagismo, diabetes e obesidade.
Durante o programa o Doutor Abrãao, respondeu diversas perguntas de ouvintes sobre os fatores de risco das doenças cardiovasculares. O especialista finaliza afirmando que a atividade física é a melhor forma de prevenção dessas doenças. Segundo ele é necessário modificar os maus hábitos de vida, que surgiram muito em decorrência dessa vida moderna agitada, para garantirmos uma melhor qualidade de vida.