As comemorações do Dia do Idoso começam nesta segunda-feira, dia 1º, e vão até o dia 5. Durante os cinco dias, a Organização das Voluntárias de Goiás programou apresentações culturais, palestra, gincana, campeonato de truco, passeios, caminhada e tarde dançante. A abertura será às 8h30 do dia 1º.
Na programação, apresentação da Orquestra dos Violeiros e do grupo de Dança Flamenca da Terceira Idade. Às 14 horas haverá apresentação do Coral Luz e Vida e, em seguida, palestra com o tema “Envelhecimento Saudável”, pela enfermeira e professora do curso Cuidador de Idosos do Centro de Educação Profissional Sebastião Siqueira (CEPSS), Wellina Gonçalves Caetano.
Na terça-feira, dia 2, no período da tarde, os idosos farão uma visita à Escola de Circo Dom Fernando, programa de Extensão da PUC Goiás, vinculado ao Instituto Dom Fernando, que atende crianças e adolescentes de baixa renda. Já na quarta-feira, dia 3, a partir das 8h30, idosos atendidos na Vila Vida participarão de um passeio sócio-recreativo ao Clube Antônio Ferreira Pacheco.
Na quinta-feira, dia 4, das 9 às 11 horas, haverá uma gincana com moradores e frequentadores da unidade. No dia seguinte, às 9 horas, eles farão uma caminhada nas proximidades da Vila Vida com o objetivo de comemorar as conquistas dos idosos nos últimos anos e incentivar a prática de atividades físicas como forma de melhoria da qualidade de vida. Ainda na sexta-feira, a partir das 14 horas, haverá tarde dançante com show ao vivo do conjunto de forró Vaguinho e seus Teclados.
O Centro de Convivência Vila Vida tem atualmente 30 moradores, capacidade máxima da unidade. Além deles, a unidade atende cerca de três mil idosos por mês que frequentam as atividades oferecidas: natação, hidroginástica, oficina educativa, oficina laborativa (trabalhos manuais), quiosque de jogos (truco), Coral Luz e Vida, Grupo da Alegria (instrumentos musicais), tardes dançantes e caminhada monitorada.
Idosos em Goiás
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 21 revelam que em dois anos houve um aumento de 0,7% no número de idosos em Goiás. Em 2009, eles eram 604 mil. Em 2011, esse número saltou para 667 mil. Atualmente, os idosos representam 10,7% da população do Estado.
Do Goiás Agora.