O primeiro caso de doping em um medalhista nas Olimpíadas do Rio de Janeiro foi confirmado. Izzat Artykov, atleta do Quirguistão, que ganhou a medalha de bronze na categoria até 69kg do levantamento de peso, testou positivo para Estricnina.

A informação é da divisão antidoping da Corte Arbitral do Esporte. O órgão também informou que Artykov perdeu sua medalha e foi banido da Olimpíada. Estricnina é considerada um estimulante e, portanto, é listada como uma das substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping.

Mais das Olimpíadas Rio 2016:
Com recuperação fantástica, Isaquias Queiroz conquista bronze e faz história
Derrota prateada: Ágatha/Bárbara são derrotas por dupla da Alemanha e levam a prata

O banimento do quirguistanês deu a medalha de bronze ao colombiano Luis Javier Mosquera, que foi quarto colocado. O ouro é do chinês Zhiyong Shi e a prata ficou com Daniyar Ismayilov, da Turquia.

Izzat Artykov é o quarto atleta a ser punido por doping durante a Rio 2016. Na semana passada, o polonês Tomasz Zielinski, do levantamento de peso, e a búlgara Silvia Danekova, dos 3 mil metros com obstáculos, foram banidos dos Jogos. Outro que foi pego nos exames antidoping, é o nadador chinês Chen Xinyi, que foi punido com uma suspensão provisória.