Ernandes chegou ao Atlético no início do Campeonato Brasileiro da Série A. A diretoria já tinha acertado e apresentado nove dos 14 jogadores contratados para a disputa do campeonato nacional. O volante/lateral chegou depois de Renato Augusto, Anselmo, Felipe Brisola, Leonardo, Gerson, Rafael, Thiaguinho, Rafael Cruz e Adriano Pimenta. Já foram 15 jogos com a camisa do Atlético, sete deles como titular e algumas polêmicas. O primeiro gol ainda não saiu, mas já teve uma assistência.
Natural de São Félix do Araguaia-MT, (já estive lá fazendo um material para a rádio acompanhando o Rally Berohokã) o mato-grossense chegou de Fortaleza, onde não estava ganhando oportunidades com os treinadores que passaram pelo Ceará com o status de solução para a lateral esquerda, setor que o elenco só contava com Thiago Feltri e inúmeras improvisações.
Na estreia diante do Corinthians a polêmica. Ele entrou no segundo tempo na vaga do Vitor Jr. Em um momento que o Atlético estava bem. Ninguém entendeu o porquê da alteração. Os motivos de terem puxado o time para trás e como consequência ocorreu o gol paulista que sacramentou a derrota no estádio Serra Dourada por 1 a 0. Durante a semana, um torcedor questionou o então técnico PC Gusmão pela mudança que se irritou e partiu para cima do torcedor questionador.
Ernandes vai para o terceiro jogo como lateral no campeonato: Atlético 2×0 Cruzeiro e Ceará 1×1 Atlético. No setor, ele tem bom apoio no ataque, mas a força dele consiste na marcação e no setor defensivo. Ainda precisa melhorar um pouco nas finalizações. Ele teve boas chances e acabou desperdiçando. Quem sabe não será neste domingo o dia do desencanto aliado a primeira vitória rubro-negra no duelo contra o Internacional.
Você já deve estar se perguntando o porquê do título deste post. Eu até brinquei com o jogador dizendo que ele parecia uma enceradeira com os dribles curtos e desconcertante, além da forma como ele corre. Mas o Bida entregou na entrevista seguinte: O apelido do Ernandes é caranguejo por causa da forma que o corpo dele fica durante o jogo.
Sempre ágil. Nunca para trás. Sempre adiante. Boa sorte ao caranguejo atleticano !!!!
NEGOCIAÇÕES
Em breve a diretoria rubronegra deve anunciar renovações, contratações e liberações… após o fim do campeonato brasileiro. Anselmo e Vitor Jr, por enquanto, são os mais procurados pelos clubes. Embora muitos não assumam. O mercado brasileiro está a todo vapor. Os dois jogadores aguardam para ouvir propostas do Atlético-GO. Acredito que apenas por gentileza e gratidão. O Cruzeiro está praticamente acertado com o meia e disputando o atacante com o Coritiba. Teve gente da equipe paranaense em Belo Horizonte no mesmo hotel dos atleticanos. Acho mais fácil em apostar em jogadores como William e Lincoln que estão no Avaí e Marcos Rocha e Rodriguinho do América.
E deixo aqui as minhas homenagens ao Luiz Mendes, comentarista da Rádio Globo que foi o único brasileiro a narrar a final na decisão da Copa de 1954 e um senhor muito simpático e repleto de histórias que nos deixou na manhã desta quinta-feira.