As vitórias consecutivas contra Ceará e Fluminense possibilitaram o Atlético-GO ter um pouco mais de tranquilidade neste final de ano. Com os resultados, a equipe rubro-negra chegou a nona colocação e somou 34 pontos, se aproximando do seu principal objetivo na temporada que é a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro.
Historicamente a pontuação mínima para escapar do rebaixamento é 45 pontos, mas nos últimos três anos essa ‘linha de corte’ diminuiu. Em 2017 o Vitória escapou com 43, mesma pontuação que livrou o Vasco do descenso em 2018. No ano passado esse número foi ainda menor e o Ceará se livrou da Série B após conquistar apenas 39 pontos.
Segundo os matemáticos, a tendência é que nesta edição do Brasileirão os 43 pontos já sejam suficientes para garantir a permanência na primeira divisão de 2021. Desta forma, o Atlético-GO alcançaria seu primeiro objetivo conquistando mais três vitórias em 12 rodadas restantes.
O cenário permite a diretoria atleticana a começar o planejamento para a próxima temporada, que terá um calendário cheio e com muitas competições, principalmente no primeiro semestre.
Além do Campeonato Brasileiro que se inicia tradicionalmente em maio, o Dragão irá disputar a fase final do Campeonato Goiano de 2020 e também o estadual de 2021; sem a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o clube confirmou presença na Copa Verde; por fim, tem as primeiras fases da Copa do Brasil.
Por isso, a diretoria já inicia nos próximos dias as conversas para a renovação de contrato com alguns jogadores. Os nomes do zagueiro Gilvan e dos meias Chico e Wellington Rato estão na ponta da lista, já que os vínculos se encerram no fim do Brasileirão e interessam o clube para uma continuidade em 2021.
O clube também trabalha para tentar a permanência de alguns atletas que estão no clube por empréstimo, como o goleiro Jean, que pertence ao São Paulo e deve ser negociado com outra equipe.
Mesmo com a intenção de utilizar os garotos da base principalmente na Copa Verde e também em algumas rodadas do Campeonato Goiano, a diretoria está atenta ao mercado para reforçar e aumentar o elenco, no intuito de disputar bem todas as competições.
DE SAÍDA
Quem não fica para o próximo ano, nem mesmo para o término do Campeonato Brasileiro, é o atacante Júnior Brandão. Sem brilho em sua segunda passagem na equipe rubro-negra, o jogador não terá seu empréstimo renovado. Apesar do desejo, o Atlético-GO não chegou a uma acordo com o Ludogorets da Bulgária para uma prorrogação do vínculo.