Foi de virada. E foi com gol salvador aos 44 do segundo tempo. O atlético voltou a vencer no Campeonato Brasileiro Série A, neste sábado (12), diante do Ceará, em Fortaleza. Com segundo tempo inspirado, o Dragão marcou dois com Jean, de pênalti, e Roberson. O Ceará havia saído na frente com Léo Chú.

Com a vitória, o Atlético-GO subiu quatro posições na tabela – chegou a 11ª colocação, com 31 pontos. Já o Ceará, segue em nono lugar, com 32 pontos. Foi a sétima vitória do Dragão no Campeonato, sendo a quinta fora de casa, confirmando a fama de bom visitante. O Atlético-GO é o quarto melhor clube da Série A em aproveitamento jogando fora de casa.

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi equilibrado no Castelão, mas o Atlético-GO conseguiu mostrar mais efetividade diante do Ceará. Mesmo fora de casa, o Dragão chegou primeiro, aos cinco minutos, no belo chute do atacante Zé Roberto. O goleiro Richard conseguiu espalmar pra escanteio. Dois minutos depois, no entanto, veio a resposta no contra ataque puxado por Léo Chú. Sorte do rubro-negro que Lima e Wesley se atrapalharam com a bola.

Apesar de apresentar mais objetividade, o Atletico tinha dificuldade na articulação dos meias. Apenas Chico aparecia com mais velocidade ofensivamente.

Aos 11 minutos, Jean precisou fazer uma defesa no chute de Fabinho. Era o Ceará tentando conseguir mais espaços. Aos 31, na boa jogada individual de Wescley, o Vozão chegou com Léo Chú mais uma vez, mas o árbitro marcou impedimento.

Pra fechar a primeira etapa, o Atlético chegou outra vez pela esquerda. Janderson tentou o chute primeiro, mas a bola parou no meio do caminho, em Otávio, do Ceará. No rebote, Chico bateu bem e colocado. Mas o goleiro Richard defendeu bem, aos 42 do 1º tempo.

Segundo tempo

A etapa final foi bem mais intensa. Logo no primeiro minuto, Léo Chú conseguiu espaço pra chutar buscando o ângulo esquerdo de Jean, mas a arbitragem já marcava o impedimento. O Ceará mostrava mais vontade.

Na chance seguinte, inclusive, aos 14 minutos, os donos da casa abriram o placar. Aproveitando a sobra do chute de Lima, cara a cara com Jean, que fez a defesa, Léo Chú arriscou de longe e conseguiu colocar a bola no cantinho esquerdo do goleiro do Atlético. 1 a 0 Ceará.

Mas assim como no primeiro tempo, o Atlético não se desesperou e retomou as ações. O Dragão precisou de menos de 20 minutos pra empatar. Aos 32, após o atacante Zé Roberto ser derrubado na área, o juiz marcou pênalti. Cobrador oficial do time, o goleiro Jean foi pra bola e não desperdiçou. Batida segura, deslocando Richard e tudo igual no Castelão!

O Atlético foi com tudo ao ataque. O jogo ficou tenso. Os técnicos Marcelo Cabo e Guto Ferreira chegaram a discutir a beira do gramado. Os dois foram amarelados. Mas a noite ainda terminaria feliz pro torcedor rubro-negro.

Aos 44 do segundo tempo, Roberson, atacante que entrou no segundo tempo, se tornou o grande herói da partida. O camisa 19 do dragão fechou a conta batendo certeiro e no cantinho direito do goleiro Richard.

Ouça os gols:

Próximas partidas:

O Dragão volta a jogar pelo Brasileirão na próxima quarta-feira (16), às 21h30, contra o Fluminense, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. Já o Ceará, tem clássico local pela frente, diante do Fortaleza, domingo (20), às 20h30, com mando de campo do adversário.

Escalações:

Atlético-GO: Jean; Dudu, Éder, João Victor, Nicolas; Willian Maranhão, Marlon Freitas, Chico, Janderson, Zé Roberto e Danilo Gomes. Técnico: Marcelo Cabo

Ceará: Richard; Samuel Xavier, Tiago, Luiz Otávio, Bruno Pacheco; Fabinho, Fernando Sobral, Wescley, Lima, Léo Chú; Cléber. Técnico: Guto Ferreira.

Ficha Técnica

Jogo: Ceará x Atlético-GO

Local: Arena Castelão, CE

Data: 12/12

Horário: 21h

Arbitragem

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden – RS

Assistente 1: Jorge Eduardo Bernardi – RS

Assistente 2: José Eduardo Calza – RS

VAR: Daniel Nobre Bins – RS