O Atlético Goianiense perdeu para o Athletico-PR por 2 a 1, neste domingo (14\2), na Arena da Baixada pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020. O gol de Thiago Heleno aos 46′ do segundo tempo chancelou a vitória do Furacão. Vitinho abriu o placar e Roberson diminuiu para o Dragão.

O Dragão continua com 46 pontos e ocupa a 13º posição. É o último time na zona de classificação para a Copa Sul-Americana e precisa consolidar a vaga nas duas próximas rodadas. A derrota deixa o sonho do Dragão com a Libertadores mais distante. Já o Furacão acumula 50 pontos e está na 8º posição, o que garante uma vaga na maior competição da América do Sul.

Primeiro tempo

O jogo começou com homenagem às vítimas de Covid-19 no Brasil. São mais de 238 mil mortes pelo novo coronavírus no país desde o início da pandemia. O Dragão começou com vontade, trocando passes e pressionando. Com mais finalizações, o Atlético-GO ficou pertinho de abrir o placar aos 14′. Depois de Natanael furar na hora de chutar, a bola sobrou para Chico, que ficou de frente ao gol, mas tirou tinta da trave.

Mais uma chance apareceu pouco tempo depois. Em contra-ataque, Janderson fez o passe, Welligton Rato disparou com a bola e bateu ao entrar na área, mas Santos defendeu. No contragolpe, Abner cruzou pela esquerda e mandou fechado. Nikão cabeceou e a zaga do Atlético-GO tirou para fora.

Ainda no primeiro tempo, o Dragão teve outra chance. Dudu bateu cruzado e Wellington Rato desviou para fora. O atacante estava impedido na jogada. No final do primeiro tempo, Jean cobrou falta, mas a bola subiu demais e foi para fora. Final da primeira etapa sem gols.

Segundo tempo

Os dois times voltaram a campo com mudanças. Do lado do Dragão saiu Natanael para a entrada de Arnaldo. Do Furacão, Kayzer deu lugar ao Jadson. Nos primeiros segundos da segunda etapa, ACG pressionou. Wellington Rato mandou forte de fora da área, mas Santos espalmou.

O Athletico-PR teve uma chance aos 03′, com Cittadini, que pegou na sobra e bateu para o gol, mas foi para fora. O Dragão também passou perto pouco tempo depois com Chico, que, mais uma vez de frente para o gol, mandou por cima e perdeu a grande chance.

Aos 17′, o Furacão abriu o placar com um gol de Vitinho. Thiago Heleno lançou, Abner ajeitou para Vitinho, que mandou no canto do goleiro Jean. Com o gol do adversário, o Dragão substituiu o Chico por Roberson, que em menos de três minutos deixou tudo igual na Arena da Baixada. De cabeça, a bola bateu no travessou e no goleiro antes de entrar. O lance do gol do Atlético-GO foi checado pelo VAR e confirmado.

Aos 37′, Marcelo Cabo fez mais uma alteração. Saiu Zé Roberto para a entrada de Danilo Gomes. O Furacão também substituiu Vitinho por Walter.

Já no finalzinho do jogo, saíram Willian Maranhão e Janderson para a entrada de Baralhas e Vitor. Aos 46′, Thiago Heleno subiu na pequena área para cabecear forte, sem chances para o goleiro.

Próximos jogos:

Na próxima rodada, o Atlético-GO enfrenta o Palmeiras, no dia 22, às 18h, no Allianz Parque. O Furacão duela com o Grêmio, no dia 21, às 18h15, na Arena do Grêmio.

Detalhes do jogo:

  • O duelo marcou o reencontro do Atlético-GO com o atacante Renato Kayzer, que foi transferido para a equipe paranaense durante o Brasileirão;
  • Aos 14′, o Dragão ficou pertinho de abrir o placar, mas Chico só arrancou tinta da trave;
  • O ACG teve outra chance com Welligton Rato, mas Santos defendeu;
  • Abner Vinícius recebeu cartão amarelos depois de uma entrada mais forte em Zé Roberto;
  • Chico recebeu amarelo por falta em Nikão;
  • Aos 41′, Richard também foi penalizado após colocar o braço em dividida com Wellington Rato;
  • Jonathan fez falta em Chico e foi amarelado;
  • Aos 17′, o Furacão abriu o placar com um gol de Vitinho;
  • Aos 25′, Roberson, de cabeça, deixou tudo igual;
  • Após o gol do Dragão, o VAR foi acionado para verificar o lance e confirmou o gol;
  • Aos 46′, Thiago Heleno subiu, cabeceou forte e chancelou a vitória do Furacão.

Ouça os gols

Athletico-PR 1 x Atlético-GO

Athletico-PR 1 x 1 Atlético-GO

Athletico-PR 2 x 1 Atlético-GO

Cartões amarelos

Athletico-PR: Abner Vinícius, Richard, Jonathan

Atlético-GO: Chico

Ficha Técnica Jogo:

Athletico-PR x Atlético-GO

Local: Arena da Baixada, Curitiba-PR

Data: 14/02

Horário: 18h15

Arbitragem

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães – RJ (FIFA)

Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa – RJ (FIFA)

Assistente 2: Lilian Fernandes Bruno – RJ

VAR: Gilberto Rodrigues Castro Jr – PE

Escalações

Atlético-GO: Jean; Dudu, Oliveira (Gilvan), Eder, Natanael; Willian Maranhão, Marlon Freitas, Chico; Janderson, Wellington Rato, Zé Roberto. Técnico: Marcelo Cabo

Athletico-PR: Santos; Jonathan, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Abner; Richard, Léo Cittadini; Nikão, Vitinho, Carlos Eduardo, Renato Kayzer. Técnico: Paulo Autuori