O Atlético jogou bem, acertou duas bolas na trave do Vasco, mas, foi derrotado pela sétima vez consecutiva no Campeonato Brasileiro, 1 a 0 para o time carioca. O zagueiro Gabriel marcou contra o único gol da partida.
Com o resultado, o Atlético segue na lanterna do Campeonato Brasileiro com dois pontos. O Vasco subiu para a vice-liderança, com 20. Na próxima rodada, o Dragão recebe o Figueirense, no Serra Dourada, na próxima quinta-feira. Os cruzmaltinos jogam um dia antes, contra o São Paulo, no Morumbi.
O jogo
O Atlético começou o jogo sem medo do Vasco. O time goiano dividia a posse de bola e as investidas ao ataque com a equipe carioca. O primeiro lance com algum perigo foi aos cinco minutos, quando Dedé raspou a cabeça na bola, após cobrança de falta Juninho.
O Vasco abriu o placar na primeira chegada com perigo. Aos 14, Juninho cobrou falta na área e Alecssandro desviou para as redes de Márcio. Dois minutos depois, o time carioca teve falta na meia lua. Juninho cobrou no canto esquerdo e o goleiro atleticano espalmou.
Aos 31 minutos, Bida deu dois chapéus e serviu o ala direita Marcos. O jogador rubro-negro sassaricou com a bola e chutou fraco para a defesa de Fernando Prass. No contra-ataque, Willian Barbio fez boa jogada e bateu para boa defesa do goleiro Márcio.
Juninho era o iniciador de todas as jogadas do Vasco. Aos 35, o meia levantou mais uma na área, a zaga atleticana cortou mal e o zagueiro Douglas desperdiçou grande oportunidade para ampliar o placar.
O Atlético quase empatou aos 45, quando Joílson fez boa jogada no meio campo e serviu Marcos na área pelo lado direito, o ala limpou o zagueiro e chutou forte. O goleiro Fernando Prass evitou o gol, espalmando pela linha de fundo.
A trave salvou o Vasco novamente aos 27 minutos do segundo tempo. Joílson, que fez grande partida levantou para Gilson na área. O zagueiro dominou e tocou na saída de Fernando Prass, a bola caprichosamente bateu no pé do poste esquerdo do goleiro vascaíno.
Segundo tempo
Logo aos 3 minutos, Pituca fez bonita jogada no meio campo e serviu Felipe. O atacante tentou encobrir o goleiro Fernando Prass, que fez boa defesa e evitou outra vez o empate. No minuto seguinte, Juninho cobrou escanteio na área e o zagueiro Dedé subiu mais que a zaga e cabeceou raspando a trave de Márcio.
Aos sete minutos, Willian Barbio tocou para Felipe, que serviu Dedé. O zagueiro chegou batendo cruzado com muito perigo para o goleiro Márcio. No lance seguinte, Felipe ganhou da zaga e chutou três vezes na tentativa do empate. A primeira bateu no goleiro, a segunda no travessão e a terceira em cima da zaga.
Corajoso, o Atlético foi pra cima do Vasco. O time goiano tinha mais posse de bola. Com troca de passes na intermediária, a equipe rubro-negra tentava envolver o adversário. Os cariocas se recuaram e tentava buscar o contra-ataque.
Nos minutos finais, o Atlético pressionou muito o Vasco. O técnico Jairo Araújo colocou a equipe com três atacantes. Nos acréscimos, o Dragão por muito pouco não empatou o jogo. O zagueiro Gabriel desviou cruzamento na área, Fernando Prass rebateu, a bola subiu e o arqueiro vascaíno salvou novamente, quando a bola estava caindo dentro do gol.
FICHA TÉCNICA: VASCO X ATLÉTICO
Competição / Fase (Rodada): Campeonato Brasileiro A (9ª rodada)
Local: São Januário, em Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15/07/2012
Horário: 18h30
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Assistentes: Thiago Gomes Brigido (CE) e José Eduardo Calza (RS)
Gols: Gabriel – contra (14’/1T);
Cartões Amarelos: Dedé, Felipe e William Barbio (Vasco); Marcos, Eron, Pituca e Diogo Campos (Atlético).
Cartões Vermelhos:
Renda / Público:
VASCO: Fernando Prass, Max (Diego Rosa), Dedé, Douglas e Thiago Feltri (William Matheus); Nilton, Juninho, Felipe e Diego Souza; Wiliam Barbio (Carlos Alberto) e Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges
ATLÉTICO: Márcio; Marcos, Gilson, Gabriel e Eron; Pituca (Ernandes), Marino, Joilson e Bida; Wesley (Diogo Campos) e Felipe.
Técnico: Jairo Araújo