O volante Dudu Cearense foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira (08) ao Atlético-MG. O jogador foi adquirido por 1,1 milhão de euros (cerca de R$ 2,5 milhões), e o contrato será até junho de 2014. O clube mineiro terá também 75% dos direitos econômicos do atleta.

Durante a apresentação do volante o diretor de futebol do clube Eduardo Maluf não poupou elogios ao jogador.

“O Dudu tem um currículo invejável. Desde 2002, ele ganhou títulos em todos os anos. Tenho certeza que o torcedor, o presidente e o Dorival ficarão muito felizes com um jogador desse nível aqui com a gente.“, disse Maluf.

Já que as inscrições para o Campeonato Mineiro se encerraram e o time foi eliminado pelo Grêmio Prudente ao empatar em 0 a 0 no jogo de volta pela Copa do Brasil, o volante só irá atuar pelo Atlético-MG no Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.

O jogador ressaltou o interesse de volta ao futebol brasileiro e agradeceu ao clube a oportunidade de defender o Galo.

“Para mim, é um desafio, uma oportunidade grande de voltar ao Brasil, ainda mais para jogar no Atlético. Estávamos negociando desde quarta-feira e falei que eu estava muito interessado, queria voltar, tentar algo melhor e evoluir mais. Enfim, estou muito feliz.”, declarou o atleta.

Carreira e títulos

Dudu Cearense iniciou a carreira pelo Ceará em 1998, um ano depois foi para o Vitória, da Bahia onde ficou até 2003.  Em 2004 foi para o Kashiwa Reysol, do Japão e Rennes, da França. Em 2005 foi para o CSKA Moscou, da Rússia onde jogou por três anos. E depois de passar três anos no futebol da russo foi para o Olympiacos, da Grécia, em 2008 onde permaneceu no clube grego até o ano passado até ser contratado pelo Atlético-MG.

O jogador volta ao Brasil após passar oito anos fora, mas o atleta possui em seu currículo alguns títulos brasileiros pela categoria de base da Seleção Brasileira, como a Medalha de Prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, e a conquista do mundial sub-20, ambas em 2003, e campeão da Copa América, em 2004.