Antes do jogo, o clima era de confiança. Depois de 90 minutos, a expressão era de choque. O Atlético-MG, atual campeão da Libertadores, fez sua estreia no Mundial de Clubes contra os donos da casa, o Raja Casablanca, só que, na verdade, os brasileiros parecem nem ter entrado em campo. Com uma superioridade impressionantes, os marroquinos venceram o Galo por 3 a 1 em Marrakesh e vão enfrentar o Bayern de Munique na final, sábado, às 17h30 (de Brasília).
Essa é apenas a segunda vez na história que um clube brasileiro cai na fase semifinal do Mundial de Clubes desde que a FIFA mudou o formato, em 2005. Em 2010, o Internacional também foi surpreendido pelo Mazembe, time da República Democrática do Congo, que venceu por 2 a 0 nos Emirados Árabes. Na partida desta quarta-feira, Ronaldinho Gaúcho marcou um belo gol de falta, mas Iajour, Moutaouali e Mabide fizeram os gols da equipe marroquina.
A primeira etapa terminou sem gols, mas muito por causa de Jô, que perdeu duas chances incríveis, praticamente sem goleiro, para abrir o placar. Fernandinho também teve uma chance, mas a respiração dos brasileiros ficou travada em duas ótimas chegadas de Moutaouali, uma delas defendida por Victor e a outra chutada para fora.
Na etapa final, o Galo voltou ainda mais desligado e os marroquinos começaram a fazer história. Aos cinco minutos, Iajour entrou sozinho em bom contra-ataque, e da entrada da área, chutou rasteiro, sem chance para Victor. Só que aos 17min, o Galo acordou. Em falta frontal, mais pelo lado esquerdo, Ronaldinho Gaúcho cobrou no contrapé do goleiro, no canto esquerdo, e correu para comemorar.
O Galo até ameaçou a meta adversária com Fernandinho e Jô, mas se expôs demais na defesa. O que ninguém esperava veio aos 38min da etapa final: Iajour caiu na área em jogada com Réver e o árbitro, de forma equivocada, marcou pênalti, que Moutaouali cobrou com categoria. Desesperado, o Galo ainda levou o terceiro em jogada bem trabalhada, que terminou com gol de Mabide. Agora, resta ao Galo recuperar os destroços e encarar a decisão de 3º lugar no sábado, contra o Guangzhou Evergrande.