A fase de grupos da Libertadores começou quente para os clubes brasileiros. Competição mais desejada dos torcedores, a noite de quarta-feira registrou alegrias para os adeptos do Atlético-MG e do Fluminense, que começaram com pé direito a caminhada no torneio continental. O Galo bateu o São Paulo por 2 a 1 na Arena Independência, e o Fluminense venceu o Caracas por 1 a 0, na Venezuela.

O tricolor carioca largou bem na Libertadores, mas teve um problema de última hora que poderia ter atrapalhado os planos. O meia Thiago Neves foi cortado da partida momentos antes por ter se auto-medicado na semana passada por uma sinusite. Os médicos do Flu ficaram receosos e vetaram o jogador para não ser pego no exame antidoping. Em campo, o Flu comandou as ações e o artilheiro Fred fez o gol da vitória, aos 31min do 1º tempo.

Em Belo Horizonte, a torcida do Atlético-MG deu um show nas arquibancadas e motivou o seu principal jogador: Ronaldinho Gaúcho, que estava em noite inspirada. O Galo abriu o placar aos 13min, com uma malandragem de R10: com o jogo parado, o craque foi beber água na área do goleiro Rogério Ceni. No recomeço da partida, Marcos Rocha cobrou lateral rápido para Ronaldinho, que sozinho na grande área, cruzou para Jô marcar o gol e explodir a Arena.

O segundo gol do Galo não poderia deixar de ter a assinatura de R10. Aos 27min da etapa final, Ronaldinho passou por Ganso e Wellington na ponta direita e cruzou na cabeça de Réver, que só teve o trabalho de escorar no canto direito de Rogério. O São Paulo ainda diminuiu com o atacante Aloísio, que ganhou no corpo de Júnior César e marcou aos 38 minutos.

Ainda nesta quarta-feira, mais dois jogos foram realizados pela Taça Libertadores. Na cidade de Iquique, no Chile, o tradicional Peñarol derrotou o Deportes Iquique por 2 a 1, com gols de Estoyanoff e Olivera para os uruguaios, enquanto Villalobos descontou para os chilenos. A surpresa da noite foi a derrota do atual vice-campeão da Libertadores, o Boca Juniors, por 2 a 1 para o Toluca-MEX, em plena La Bombonera. Santiago Silva abriu o placar para os xeneizes, mas Esquivél e Benitez deram a vitória aos mexicanos.

Mais Brasil em campo

A noite desta quinta-feira reserva a estreia de mais dois brasileiros na fase de grupos da Libertadores. O Grêmio, que eliminou a LDU na 1ª fase da competição, encara os chilenos do Huachipato, às 19h45, na Arena do Grêmio, na 1ª rodada do Grupo 8. Mais tarde, às 22h, no Pacaembu, o Palmeiras inicia a sua caminhada na competição enfrentando os peruanos do Sporting Cristal.