O Goiás entrou em campo neste domingo, às 16 horas, com a vantagem de jogar por dois empates nos dois jogos da final do Goianão.

O Goiás entrou em campo neste domingo, às 16 horas, com a vantagem de jogar por dois empates nos dois jogos da final do Goianão. Mas o Atlético conseguiu reverter a situação esmeraldina, venceu o jogo por 2 a 1, com gols de Róbston e Jorge Henrique. Felipe, de pênalti, descontou para o Goiás. No próximo domingo, o rubronegro joga pelo empate para ser Campeão Goiano 2009.

{flv width=”500″ height=”420″}Futebol/Gols/Campeonato_Goiano_2009/Atle2x1GO270409GOLS{/flv}Os dois técnicos seguraram as escalações oficiais até momentos antes da partida. Paulo César Gusmão não pôde contar com Anaílson, vetado pelo Departamento Médico, e optou por escalar Francismar no lugar do meia. Luciano Totó também começou no time principal. Já o técnico Hélio dos Anjos optou pela formação com Eduardo Ramos.

O JOGO:

Dentre os 21.415 pagantes que acompanharam a vitória rubronegra, quem esperava um jogo fechado, bem marcado e com jogadas truncadas, teve uma surpresa. E o Atlético abriu o placar aos quatro minutos. Depois de cobrança de escanteio de Chiquinho, Francismar tocou para o camisa sete, que em jogada individual, carregou a bola, limpou o lance e da entrada da grande área bateu um chute certeiro no canto esquerdo do goleiro Harlei, fazendo 1 a 0 para o Dragão.

O Atlético podia ter feito o segundo dois minutos depois, mas depois de deixar o zagueiro Rafael Tolói no chão, Francismar ficou cara-a-cara com o goleiro Harlei e bateu para fora. Aos 27 minutos, PC Gusmão tirou Luciano Totó para colocar Jairo no time. A alteração deu certo, pois com a entrada do zagueiro, o Atlético conseguiu neutralizar as jogadas do Goiás, que começava a ter boas oportunidades.

Aos 39 minutos, Hélio dos Anjos também mexeu na equipe e colocou Rafinha no lugar de Eduardo Ramos. Mas o primeiro tempo terminou 1 a 0 para o Atlético. Na etapa complementar, PC Gusmão voltou com Jorge Henrique no lugar de Francismar. Mais uma vez, o treinador acertou na substituição. Aos 14 minutos, depois de cruzamento de Rafael Cruz, Jorge Henrique, de primeira, acertou a canhota na bola, sem chances para o goleiro Harlei.

A última alteração no time atleticano foi aos 21 minutos, com Lindomar no lugar de Elias. Logo depois, aos 24 minutos, o árbitro do Rio Grande do Sul, Pedro Vuaden, marcou pênalti questionável de Róbston em cima de Leandro Euzébio. Felipe, o artilheiro do campeonato, cobrou, marcou seu décimo quinto gol no estadual e diminuiu a vantagem rubronegra. Final da partida, Atlético 2×1 Goiás.

No próximo domingo, às 16 horas, no estádio Serra Dourada, o Atlético joga por um empate para sagrar-se campeão goiano. Para ficar com o troféu, o Goiás precisa vencer a partida por qualquer placar.

Atlético 2×1 Goiás

Local: Estádio Serra Dourada – Goiânia
Horário: 16 horas
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA/RS)
Assistentes: Fabrício Vilarinho / Cristhian Passos
Público: 21.415
Renda: 282,965,00
Gols: Atlético: Róbston (4/1T) e Jorge Henrique (14/2T)
Goiás: Felipe (pênalti – 25/2T)

ATLÉTICO: Márcio; Rafael Cruz, Gilson, Gil e Chiquinho; Luciano Totó (Jairo); Pituca, Róbston e Francismar (Jorge Henrique); Elias (Lindomar) e André Leonel Técnico: PC Gusmão

GOIÁS: Harlei; Ernando, Leandro Euzébio e Rafael Tolói; Vítor, Everton, Ramalho, Eduardo Ramos (Rafinha) (Jael) e Júlio César (Zé Carlos); Felipe e Iarley Técnico: Hélio dos Anjos