O campo não era dos melhores, o adversário estava empolgado e quase fez a noite do Atlético ser trágica. Mas o melhor condicionamento físico e a qualidade mais acentuada da equipe fizeram a diferença e o Atlético estreou com o pé direito na Copa do Brasil nesta temporada ao vencer o Flamengo-PI por 1 a 0, em Floriano, interior do Piauí.

De ruim, apenas o fato de não conseguir eliminar o jogo de volta, que acontece agora no dia 9 de Abril, no Serra Dourada. Com a vitória, o Atlético pode apenas empatar que estará classificado para a próxima fase. Os destaques da equipe rubro-negra foram Junior Viçosa, que marcou o gol da partida, e o goleiro Márcio, que fez grandes defesas e impediu o pior.

O Jogo

O campo ruim, como já era de se esperar, atrapalhou bastante o Atlético nos primeiros 45min, mas também não contribuiu com os donos da casa, que não estavam acostumados a jogar no Tiberão. A primeira chance rubro-negra pintou aos cinco minutos, mas Junior Viçosa não soube aproveitar a falha do goleiro Robson. Viçosa voltou a ter boa oportunidade aos 21min, em cabeçada forte, mas faltou pontaria e a bola foi para fora.

A chance mais clara da equipe piauiense veio aos 23min, com o experiente Tuta, que deixou Lino na saudade e chutou forte, mas Márcio defendeu. O bom momento fez a Raposa crescer no jogo e aos 31min, o Flamengo perdeu nova chance por egoísmo de Fred, que fez boa jogada e na hora de servir Tuta, livre, preferiu bater e errou o alvo.

O Dragão voltou à ativa e quase abriu o marcador aos 38, mas a cabeçada de Viçosa, que tinha endereço certo, acabou sendo atrapalhada por Artur, companheiro de equipe. Logo na sequencia, o lance mais polêmico da etapa inicial: o atacante Joniel foi lançado na área e, quando ia finalizar, foi puxado pela camisa e caiu pedindo pênalti, mas o árbitro não marcou, para irritação dos piauienses.

2º tempo

Não aprovando a produção da equipe, Martelotte colocou sangue novo no jogo, tirando Fábio Lima para a entrada de Alex Nemetz. Não deu certo. Logo com três minutos, Márcio foi obrigado a fazer milagre em finalização venenosa de Tuta. O time goiano, sem criação, só conseguia chegar aos trancos e barrancos, como aos 12min, quando Júnior Viçosa passou pelo goleiro e caiu sentado pedindo pênalti, mas o juiz mandou o jogo seguir.

Só que, para sorte do Dragão, a Raposa se cansou, ficou ofegante, e começou a perder rendimento. E o Atlético soube aproveitar. Aos 33min, o lateral Caramelo, que havia entrado na vaga de Renan Foguinho, fez o cruzamento da direita e Junior Viçosa, em bonita finalização, abriu o placar para o Dragão. Três minutos depois, o Atlético reclamou outra marcação de pênalti, de Laércio em cima de Victor Oliveira, mas a arbitragem deu de ombros.

Como precisava de mais um jogo para eliminar o duelo de volta, o Atlético foi pra cima e aos 40, quase conseguiu tal façanha. Jorginho fez a jogada e serviu de bandeja o meia Alex Nemetz, mas o jogador, como outras vezes na partida, errou o chute e o goleiro Robson defendeu facilmente.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO-PI 0 X 1 ATLÉTICO-GO 

Local: Estádio Tibério Nunes, em Floriano.

Data: 12/03/2014

Horário: 20h30

Árbitro: Paulo Santos Moreira (MA)

Assistentes: Antônio Fernando de Sousa Santos (MA) e Geison Mendes dos Santos (MA)

GOL: Junior Viçosa 33’ 2T (0-1)

FLAMENGO-PI: Robson; Sandro, Laércio, Italo (Márcio) e Fred; Alex (Célio), Misso, Jarbas e Marcinho (Izael); Tuta e Joniel.

Técnico: Daniel Frasson.

ATLÉTICO-GO: Márcio; Pedro Bambu, Artur, Lino e Thiago Feltri (Victor Oliveira); Léo, Renan Foguinho (Caramelo), Eusébio, Fábio Lima (Alex Nemetz) e Jorginho; Júnior Viçosa.

Técnico: Marcelo Martelotte.