Aos poucos, todas as 32 seleções chegam ao Brasil para a Copa do Mundo 2014, que vem sendo tratada como um das mais esperadas entre todas realizadas. E no domingo, a atual campeã do mundo, a Espanha, desembarcou em solo brasileiro. Pouco mais de 400 pessoas encheram o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), para acompanhar a chegada de Iniesta e companhia.
Os espanhóis vão ficar concentrados no CT do Cajú, do Atlético Paranaense, em Curitiba, para onde se deslocaram assim que pisaram o solo brasileiro. O contato com a torcida foi mínimo, o que acabou frustrando alguns torcedores mirins. Na porta da concentração, outro grupo de torcedores também se instalaram, mas o ônibus entrou direto e nenhum contato foi feito com os adeptos.
Os espanhóis pareciam um pouco cansados pela viagem e também pelo amistoso realizado no sábado contra El Salvador, em Landover (EUA), vencido pela Fúria por 2 a 0, dois gols do atacante David Villa. A partida marcou a volta de Diego Costa, que foi titular, após a lesão que o tirou de campo com oito minutos na final da Champions League entre Atlético de Madrid e Real Madrid. Diego jogou por 74 minutos e mostrou boa movimentação, demonstrando total recuperação.
A Espanha treina na capital paranaense até quarta-feira, quando se desloca para Salvador, faz o reconhecimento do gramado da Fonte Nova na quinta-feira e encara a Holanda na sexta-feira, às 16h, no primeiro jogo do Grupo B. Os espanhóis ainda enfrentam o Chile no dia 18, no Maracanã, e fecham a primeira fase contra a Austrália no dia 23, na Arena da Baixada.